São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Sidney Lumet desdobra rancores em filme de ação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nem sempre títulos longos carregam atrás de si ideias curtas, como comprova o ótimo policial "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" (TC Premium, 22h; 16 anos).
Na verdade, Sidney Lumet andava meio escondido desde "Glória", de 1999, remake que tinha o inconveniente de concorrer com um original, o dirigido por John Cassavetes, que é insuperável.
"Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" retoma algo com que Lumet se dá muito bem: um filme de ação (o filme gira em torno de um assalto que se transforma involuntariamente em assassinato) que se desdobra em problemas pessoais e familiares, em velhos rancores e talvez não menores amores. O espectador nunca fica passivo diante da trama, já que, no fundo, é parte de cada um deles.
"Nossa Vida Não Cabe num Opala" (Canal Brasil, 22h; 18 anos), de Reinaldo Pinheiro, é filme de realizador talentoso, com um vício recente do cinema brasileiro. Grosso modo: trata-se de culpar o pobre por sua pobreza.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: Outro Canal: Record convence seu principal autor a ficar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.