São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
JARDIM DA INFÂNCIA Colecionador de livros desde os 13 anos, José Mindlin, 93, voltou à infância para relatar suas aventuras de menino na obra recém-lançada "Reinações de José Mindlin"

Do céu
O governo Aécio Neves, de Minas Gerais, acaba de depositar cerca de R$ 240 milhões no caixa de uma empresa privada, a Telemig Celular. O dinheiro foi transferido dos cofres do Estado para o da companhia depois de um acordo em torno de uma ação judicial em que a tele contestava o pagamento de ICMS. Como, durante o processo, ela fez depósitos em favor do governo, os recursos foram agora devolvidos graças ao entendimento que encerrou a disputa.

NA TERRA
Advogados da companhia festejam: ainda que não houvesse acordo e a empresa terminasse vitoriosa na Justiça, a Telemig demoraria muitos anos para reaver o dinheiro, já que entraria numa fila de precatórios. Já o governo mineiro afirma que optou pelo acordo porque estava perdendo no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Dois ministros já tinham votado contra a administração, num total de cinco. Caso perdesse, o Estado teria que pagar cerca de R$ 650 milhões.

A PEDRA
As negociações para a compra da Brasil Telecom pela Oi se intensificaram nos últimos dias. Falta apenas fechar acordo com Daniel Dantas, do Opportunity. O banqueiro não quer abrir mão do direito de acionar não apenas o Citibank, mas também os fundos de pensão por pendências passadas. O banco e os fundos, sócios de Dantas na Brasil Telecom, querem zerar os contenciosos.

HOJE TEM MARMELADA
Sabe a louca coincidência de Adriane Galisteu e Taís Araujo terem chegado ao Cirque du Soleil de vestido idêntico -aquele rosa "papel de bombom" e cheio de estampas, digamos, peculiares, assinado pela estilista Cris Barros? Tudo mentirinha. As duas, na verdade, estavam trabalhando para a Unilever, que lançará um produto novo para a linha de xampu Seda. Deu certo: fotos das duas foram publicadas até em capa de jornais -que, obviamente, não sabiam do truque. A assessoria da Unilever diz que "não pode comentar".

CANÇÃO
O DEM planeja fazer, em Brasília, uma festa em torno da produtora Paula Lavigne, que assinou o programa eleitoral do partido exibido na TV na semana passada.

 

Paula, que passou a vida ouvindo as belas canções de Caetano Veloso, deve ser brindada com uma "canja"... do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que sempre instala um karaokê nos jantares do partido.

FESTA PORTUGUESA
Hebe Camargo fechou um hotel inteiro na cidade do Porto, em Portugal, para seu aniversário de 79 anos. Quer levar uma caravana de 40 pessoas -cada uma pagando a própria passagem- para dois dias de festa, em 14 e 15 de março.

VOTA BRASIL
Washington Olivetto aceitou fazer uma campanha ligada à política. Como assim? "Minha condição foi não receber nada", diz ele. O publicitário foi convencido pelo jornalista Paulo Markun, da TV Cultura, a assinar publicidade da Justiça Eleitoral pedindo para que as pessoas votem nas eleições. Nesta semana, ele deve se reunir com Marco Aurélio Mello, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

PÉS NO CHÃO
O DJ alemão Sven Väth, que se apresenta no dia 29 de março na Pacha, exigiu ser transportado de helicóptero de Cumbica para o hotel onde ficará. Não foi atendido, mas não terá do que reclamar: o trajeto será feito em limusine com duas poltronas semelhantes às de avião -da primeira classe, claro-, videogame, bar e TVs de plasma.

JUIZ LADRÃO
Nem o Tribunal de Justiça de SP escapou de golpes da internet. O usuário recebe uma falsa intimação para depor, com um link para que leia o despacho do juiz. O golpe visa roubar dados pessoais dos internautas.

CINTURA DE CONCRETO
O arquiteto chinês Ma Yamsong virá a SP para um congresso de arquitetura e decoração. Ele é famoso por ter projetado, no Canadá, um edifício apelidado de "Marilyn Monroe", inspirado nas curvas da atriz, e pelo projeto de transformar a praça da Paz Celestial em um parque.

SEM DISFARCE

Apesar de não comentar a notícia, Angelina Jolie, 32, pôs fim às especulações em torno de sua gravidez: compareceu ao Spirit Awards, anteontem, ao lado do marido, Brad Pitt, 44, sem disfarçar a barriga do segundo filho biológico do casal, que têm outras três crianças, adotadas. Jolie concorria ao prêmio do cinema independente por "O Preço da Coragem", mas perdeu para Ellen Page, 21 ("Juno").
No fim de janeiro, a atriz havia usado um vestido solto para o prêmio do sindicato dos atores dos EUA, o que deu início aos rumores de que estaria esperando mais um filho.

ROSANE MULHOLLAND

Escândalo da UnB: "Meu pai não merece"

Recém-saída de "Sete Pecados" (Globo), a atriz Rosane Mulholland, 27, estuda um convite para ser protagonista de novela em outra emissora e está em quatro filmes que serão lançados em 2008. Seu pai, o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, é acusado de uso irregular de recursos públicos -o apartamento funcional que ele ocupava teve móveis e utensílios domésticos de luxo comprados com verba da Finatec, uma fundação ligada à universidade. Rosane falou à coluna:  

FOLHA - Como vê a crise envolvendo seu pai?
ROSANE MULHOLLAND
- Olha, eu conheço meu pai desde que nasci. Ele trabalha na UnB há mais de 30 anos e foi muito dedicado à faculdade. E, obviamente, acho que ele não merece o que está passando. Também eu não tenho nada a ver com isso, então não preciso ficar falando, porque as pessoas vão dizer: "Ah, mas ela é filha dele". Mas ninguém provou nada, não teve essa investigação de verdade, então quero esperar. O pessoal está investigando a Finatec... [interrompe] Ai, não quero falar muito sobre isso, não! Tenho medo. Minha carreira é uma coisa e a carreira do meu pai é outra.

FOLHA - Conhecia o apartamento dele? Era luxuoso como dizem?
ROSANE
- [Risos] Conheci, claro... Ai, meu Deus! É um apartamento muito bonito, com certeza. Nunca imaginaria que viraria o que está virando. Até porque o apartamento não é dele. É do reitor da UnB que, por enquanto, é ele. O apartamento não foi construído com intenções pessoais dele, porque meu pai fecha muitos acordos com instituições e esse apartamento é usado como uma coisa política. Não adianta achar que vai se fechar acordos políticos só dentro da sala de aula.

FOLHA - Você acredita que o luxo, como estão definindo, era necessário por causa dessa "função institucional" do apartamento?
ROSANE
- Exato. Ai, obrigado, você conseguiu colocar as palavras melhor do que eu. Quem fez as compras não foi meu pai.

FOLHA - Foi a Finatec, para a UnB. Ele não poderia vetar a compra?
ROSANE
- Mas a Finatec é muito maior do que simplesmente dar dinheiro para pesquisas. Se entrar lá no site da UnB, tu vai ver que a Finatec não tem só esse intuito de pesquisa. Esse dinheiro foi superlegal, não tem nada ilegal no que ele fez.

FOLHA - Mas foi divulgado que a Finatec comprou até cinco TVs de tela plana para o apartamento.
ROSANE
- [Com voz de espanto] Cinco TVs?! Mas lá não tem cinco TVs. Ai, meu Deus... não quero me alongar muito nesse assunto porque mexe [comigo].

FOLHA - Ele deve deixar o cargo?
ROSANE
- Pois é, as pessoas falam que muita gente quer que ele deixe o cargo, mas ninguém fala que 78% dos professores votaram para que ele permanecesse no cargo. Tem muita coisa que não está sendo dita.

FOLHA - Você vai ter quatro filmes lançados a partir de março e começa a ganhar o rótulo de "próxima musa do cinema nacional".
ROSANE
- Fico arrepiada só de ouvir você falar. Poxa, é lindo isso. Tudo bem que não quero ficar pagando de gatinha, mas com certeza é uma honra, né? Tantas pessoas já ocuparam esse papel! Acabei de ver a Helena Ignez [musa do cinema novo], trabalhei com ela [no filme "Meu Mundo em Perigo"]. Realmente, se isso acontecer, vai ser lindo.

FOLHA - Quais são seus próximos planos para cinema e TV?
ROSANE
- Fui convidada para ser protagonista de uma novela, talvez feche [contrato] nesta semana. Talvez faça outros dois filmes: um no fim do ano e outro no ano que vem. Não posso dizer quais. Falar antes dá azar.

CURTO-CIRCUITO

MARCELO SEBÁ , diretor de marketing da Diesel, deixa a empresa para se dedicar exclusivamente a produções de teatro.
CAOS AÉREO é o tema do debate do qual participa o professor Respicio do Espírito Santo Jr., da Escola Politécnica da UFRJ, hoje, às 20h, no Instituto de Engenharia de São Paulo.
MARIANA LEME abre hoje a mostra "Paisagens Urbanas, Paisagens Humanas", com desenhos e fotos, no Ritz Itaim.
A ARTISTA PLÁSTICA Laura Stankus abre hoje a mostra "Umas Brasileiras", no Istituto Europeo di Design (IED).
O FILME "A VIA LÁCTEA" vai ser exibido e debatido hoje, a partir das 20h, na Cinemateca. A entrada é gratuita.
PIERRE SCHÜRMANN , da Experience Media, comanda amanhã clínica culinária mexicana para empresários, no Vila Über.
A GRIFE MAALÊ , de Marianna Arede e Alessandra Ruman Mendes Caldeira, apresentou sua nova coleção em Milão.
MÁRCIA DE LUCA está em viagem pela Índia para convidar profissionais estrangeiros para um congresso de ioga que vai ser realizado de 12 a 17 de agosto, em São Paulo.

Texto Anterior: Longa de Kechiche leva César
Próximo Texto: Zezé Gonzaga lança gravações inéditas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.