UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Livro Mágico
Record, 14h.
 
(Story Book). EUA, 94, 97 min. Direção: Lorenzo Doumani. Com William McNamara, Swoosie Kurtz. Pequeno órfão descobre, na casa do tio, onde vai viver, a porta que leva à Terra das Histórias, onde logo se refugia.

O Rapto do Menino Dourado
Globo, 15h45.
 
(The Golden Child). EUA, 86, 96 min. Direção: Michael Ritchie. Com Eddie Murphy, Charlotte Lewis. Criança perfeita, que só nasce a cada mil anos ou algo assim, é sequestrada. Murphy pode encontrá-la. Nada.

Um Maluco no Exército
SBT, 16h15.
 
(In the Army Now). EUA, 94, 92 min. Direção: Daniel Petrie Jr. Com Pauly Shorb, Lori Petty. Pacifista (ou vigarista?), Pauly Shorb entra para escola militar com o objetivo de passar imediatamente para a reserva e, com isso, receber pensão do Estado. Os problemas começam, e a boa vida termina quando surge no horizonte uma guerra fora de programa.

Correntes Alucinantes
Record, 21h.
 
(Chains of Gold). EUA, 91, 92 min. Direção: Rod Holcomb. Com John Travolta, Marilu Henner. Travolta (em baixa, na época) faz o assistente social que se infiltra em gangue de traficantes que tinham o hábito de premiar os bons vendedores da mercadoria com uma corrente de ouro. Mas, como se sabe, nem tudo que reluz é ouro.

Detonando em Barcelona
Bandeirantes, 22h15.
  
(Wheels on Meals). Hong Kong, 84, 104 min. Direção: Sammo Hung Kan-Bo. Com Jackie Chan, Sammo Hung Kan-Bo. Instalados em Barcelona, como vendedores de cachorro-quente, os amigos Jackie (Chan) e David (Biao) dão uma força a um amigo, detetive particular desastrado. Barcelona, Los Angeles, Hong Kong... Muda a paisagem. O que sustenta o todo é a mistura de humor e kung fu de Chan.

Força Aérea Um
SBT, 22h15.
  
(Air Force One). EUA, 97, 124 min. Direção: Wolfgang Petersen. Com Harrison Ford, Gary Oldman. Presidente dos EUA, implacável com o terrorismo, tem o avião sequestrado por malfeitores. Mas, com suas habilidades de ex-soldado e de Harrison Ford, ele se safa de todas. O problema não é o filme apenas; é os americanos levarem isso a sério.

Intercine
Globo, 1h55.

As opções desta terça são as comédias "Excesso de Bagagem (97, de Marco Brambilla, com Alicia Silverstone, Benicio Del Toro) e "Perigosamente Juntos" (86, de Ivan Reitman, com Robert Redford, Debra Winger).

Mamãe É de Morte
Globo, 3h35.
  
(Serial Mom). EUA, 93, 93 min. Direção: John Waters. Com Kathleen Turner, Sam Waterston. Kathleen Turner é a mãe exemplar. Tão exemplar e superprotetora que não hesita em eliminar quem se ponha no caminho dos filhos. Comédia bem apanhada (embora caricatural) sobre a maternidade. (IA)

Imaginário de Hollywood

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Força Aérea Um" (TNT, 19h30) pode não ser o melhor filme do dia -longe disso. Mas é o filme da hora.
Lá estão os terroristas (no caso, comunistas russos renitentes) dispostos a tomar o avião do presidente dos EUA e fazer os estragos possíveis. Lá está também o presidente Harrison Ford, que reúne as qualidades que qualquer um gostaria de ver em seu presidente: inteligência, poder de decisão, amor à família etc.
É o imaginário de Hollywood em momento de extrema pobreza, diga-se. Mas é a expressão "imaginário de Hollywood" que vem ao caso nestes dias. Pois já houve um presidente hollywoodiano, Ronald Reagan. Mas ninguém tanto quanto o Bush atual parece formado pelas imagens com que a América concebeu a si mesma ao longo do século 20.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Piloto americano é o Mr. Magoo!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.