UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
PALCO Gilberto Gil recebe um afago de Jens Olesen, presidente para a AL da McCann-Erickson, pouco antes de seu show, na festa dos 100 anos da agência, sábado, em SP; Gil foi contratado no ano passado, antes de virar ministro

Paternidade

Polêmica das boas no mundo das artes: um quadro do alemão Johann Moritz Rugendas, vendido há sete anos no Brasil, por US$ 400 mil, pode ser falso. A autenticidade de "Paisagem do Rio de Janeiro, tomada do aqueduto", é questionada pelo estudioso Pablo Diener, especialista no trabalho de Rugendas. No ano passado, ele analisou o quadro, hoje pertencente à colecionadora Yolanda Queiroz, do Ceará. Seu veredicto foi publicado no livro "Rugendas e o Brasil", que está chegando às livrarias este mês.
 
Jones Bergamin, diretor da Bolsa de Arte, que vendeu o quadro à colecionadora, diz que ele foi restaurado e repintado. "Mas não existe a menor possibilidade de não ser autêntico. A pintura é de Rugendas", diz.

IOIÔ
Os advogados da família Magalhães Pinto, ex-dona do extinto banco Nacional, podem entrar nos próximos dias com uma ação de indenização milionária contra o Banco Central, alegando que os ex-donos do banco sofreram danos no processo de intervenção feito pelo governo federal.
 
Sergio Bermudes, advogado da família, diz que a idéia "está em estudo".

MORDE E ASSOPRA
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, está pedindo sua primeira audiência com Lula. Faz isso ao mesmo tempo em que deflagra a primeira greve de metalúrgicos sob o governo do PT. "Paulinho", como é conhecido, vai levar o apoio da entidade às reformas tributária e da previdência.

CONSTELAÇÃO
Cosette Alves e João Sayad recebem no próximo sábado para um jantar em torno do ministro José Dirceu, da Casa Civil, e de sua mulher, Maria Rita. Como sempre acontece na residência do casal, será um encontro íntimo, só para amigos.

REZA E DIVERSÃO
A secretária de Cultura, Cláudia Costin, recebeu uma proposta inusitada de parlamentares ligados a igrejas evangélicas: algumas delas estariam dispostas a ceder espaços de seus templos para atividades culturais em regiões carentes. É que durante o dia esses lugares ficam ociosos.

ALGO DE NOVO
Novos quadros já foram criados e uma nova leva de desenhos animados já foi encomendada para o programa de Xuxa. Tudo para tentar retomar os 16 pontos no Ibope que a atração conquistava assim que estreou. A média caiu pela metade, já que a quantidade de quadros reprisados afugentou a audiência.
 
A cúpula da emissora assume o erro: o programa ficou muito segmentado -atrai quase que somente a atenção de crianças bem pequenas.

TUDO EM CASA
Família unida no casamento de Paulo Bagnoli Arruda e Veridiana Murad Lemes, que acontece hoje, na igreja Nossa Senhora do Brasil. Quem fez o vestido de Veridiana foi Glória Coelho, enquanto seu filho, o estilista Pedro Lourenço, 12, assinou as produções da mãe e da avó da noiva. Reinaldo Lourenço, pai de Pedro e marido de Glória é quem assina o vestido das tias de Veridiana.

PONTO ÚNICO
Nana Caymmi está trabalhando firme há quatro meses em um projeto: tricotar uma colcha para sua neta Marina, 15. Detalhe: ela, que é canhota, só sabe fazer um ponto de tricô.
 
Nana prometeu à Marina que a colcha ficará pronta nas próximas semanas.

BRILHO
A cantora Adriana Calcanhotto está com um sorriso brilhante, literalmente. É que ela colocou uma pedra preciosa incrustada em um de seus dentes -da frente. Para quem quiser conferir o detalhe: ela vai mostrá-lo em seus shows em SP, a partir do dia 28.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

É com coquetel a abertura da exposição "Leituras Cartográficas Históricas e Contemporâneas", hoje, no MAC, às 19h.
O Senac-SP conta a história da rua 25 de março na mostra "Vinte e Cinco de Março em Vitrina", que começa hoje, às 19h30.
O evento intermídia Leituras do Corpo Japonês 2 começa hoje no Espaço Cultural Fundação Japão, às 14h30.
O presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar, lança hoje o livro "Curso de Direito Desportivo", às 18 h, na OAB-SP.
É hoje o vernissage da exposição "Percepção", de Eduardo Souzacampus, no grupo Casa, a partir das 18h30.
Com pré-estréia do filme "Rua Seis, Sem Número", de João Batista de Andrade, começa hoje o Festival Sesc dos Melhores Filmes.
João Armentano é presença confirmada no almoço que o Núcleo de Decoração oferece hoje para 28 arquitetos e decoradores que se destacaram no ano de 2002, às 13h, no Restaurante Figueira


Texto Anterior: Os ganhadores do Oscar 2003
Próximo Texto: Música erudita/crítica: A vida como ela quer ser
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.