São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha lança ópera inspirada em Pushkin

Tchaikovski adaptou "Eugene Onegin" para o mundo da música

Composição, que será lançada em 27 de março, integra série de 25 obras essenciais do universo da música clássica

DE SÃO PAULO

Neste domingo, 27/3, a Coleção Folha Grandes Óperas leva às bancas uma das mais apaixonantes criações de Piotr Ilich Tchaikovski (1840-1893): "Eugene Onegin". É o volume oito da coleção.
Adaptação operística do romance em versos homônimo do escritor russo Alexander Pushkin (1799-1837), "Eugene Onegin" conta a história de um jovem aristocrata entediado que rejeita o amor de uma moça e mata seu melhor amigo em duelo.
A moça se chama Tatyana Lárina e é o coração da ópera. A grande carta em que ela se declara a Onegin é um das principais cenas de soprano do repertório.
Tchaikovski realizou um trabalho notável de construção psicológica da jovem sonhadora que é desprezada pelo protagonista da ópera.
Nesta gravação, Tatyana é cantada por Galina Vishnevskaya, uma das maiores sopranos russas de todos os tempos, que foi casada com o regente Mstislav Rostropovich (1927-2007).
Também legendário é o tenor Sergei Lemeshev (1902-1977), que empresta seu timbre suave ao personagem de Lensky, o poeta morto no duelo, enquanto o personagem título é cantado pelo barítono Eugene Belov.
A orquestra do Teatro Bolshoi, de Moscou, é dirigida com fluência e profundo entendimento da partitura pelo maestro russo Boris Khaikin (1904-1978).


Texto Anterior: Crítica/Drama: Boas atuações não escondem tom datado de "Pterodátilos"
Próximo Texto: Pinacoteca pede tombamento da coleção Nemirovsky
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.