São Paulo, quarta, 25 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
Fotógrafo viveu 27 anos no Brasil
Claus Meyer ganha retrospectiva no Rio

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O fotógrafo Claus Meyer é o personagem homenageado pelo BNDES na mostra que abre para o público carioca, na próxima sexta-feira, dia 27.
Meyer, de origem alemã, morto em 1996 com 53 anos de idade, residiu durante 27 anos no Brasil. Nos últimos dez anos, dedicou-se às formas de vida da natureza, que resultaram em um acervo de 150 mil fotos.
Pequena parte dessa coleção estará exposta mostrando a flora, a fauna e as paisagens das mais diversas regiões do Brasil.
Meyer criou uma técnica que dispensava a iluminação de flashes junto à vegetação, optando por células fotoelétricas interligadas a eles.
Ele revelou a textura das flores agrestes, como a de mulungu, atravessou rios, florestas, matas fechadas e lagos, tudo para mostrar belezas surpreendentes que também surpreenderam seu olhar.
Na diversidade da natureza brasileira, os tipos humanos também chamaram sua atenção, principalmente os pantaneiros, os caboclos da Amazônia e os índios das tribos caiapós e ianomamis.
Meyer monitorava as áreas com um binóculo, evitando ser notado pelos pássaros e animais.
Usava uma objetiva tele de 800 mm, de grande alcance, que o permitia maior intimidade com a cena, e acionava a câmera longe dela, usando um radiotransmissor.
A mostra traz 90 fotos com legendas e textos informativos do editor Salvador Monteiro e do biólogo Ulisses Caramaschi.
Também será exibido um vídeo, de Ricardo Malta, com depoimentos de Carlos Heitor Cony, Hans Donner, Franz Krajcberg, Walter Firmo, João Portinari e de Meyer, em seu estúdio.


Exposição: Brasil: Ecossistemas pelo fotógrafo Claus Meyer Onde: Espaço do BNDES (av. Chile, 100, tel. (021) 277-7757, região central) Quando: de seg a sex, das 9h às 19h, até 24 de abril Quanto: entrada franca



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.