São Paulo, quarta, 25 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Primeira mostra é do francês Pierre Verger
Bahia ganha local para expor fotos

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

A Fundação Cultural da Bahia inaugura na próxima sexta-feira, 27, em Salvador (BA), um espaço permanente para mostras de fotografias, com uma exposição do etnólogo francês Pierre Verger.
Prevista para começar às 20h, na Biblioteca Pública dos Barris, a exposição conta com 26 fotografias em tamanho 50 cm por 60 cm (algumas nunca divulgadas), que mostram o cotidiano da Bahia antiga.
A maioria dos trabalhos que compõem a mostra retrata o dia-a-dia dos baianos na rampa do Mercado Modelo e no porto dos Saveiros, localizados no Comércio (região central da cidade).
"Procurei imaginar o que Verger gostaria que fosse visto e, então, selecionei fotografias de uma Bahia do passado, que não existe mais, e que o artista retratou tão bem", disse a coordenadora da mostra, a fotógrafa Célia Aguiar.

Acervo

Nascido em Paris no início do século, Pierre Verger chegou à Bahia em 1946, atraído pela obra do escritor Jorge Amado.
Durante o tempo em que viveu no Estado, tornou-se profundo conhecedor da cultura afro-baiana.
Verger morreu em Salvador, em 1996, deixando um acervo com cerca de 60 mil negativos fotográficos, uma biblioteca com 3.000 volumes, catálogos de plantas típicas da Bahia e gravações sobre o candomblé.
A exposição de Pierre Verger fica aberta ao público até o final do próximo mês.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.