São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha aborda Dolores Duran

Livro-CD, nas bancas no próximo domingo, destaca uma das pioneiras da música brasileira, morta precocemente aos 29

Autora de "A Noite do Meu Bem" e "Por Causa de Você", Dolores começou a cantar ainda pequena e teve parcerias com Tom Jobim

DA REPORTAGEM LOCAL

Cantora da noite na Copacabana dos anos 1950, Dolores Duran foi uma das principais expoentes do samba-canção de tristezas poéticas e melancolias profundas da época.
Também compositora, dividiu parcerias com Tom Jobim e passou a se tornar mais lembrada do que ouvida após sua morte precoce, aos 29 anos. Dolores Duran é autora de "A Noite do Meu Bem", "Por Causa de Você" e "Fim de Caso" e é sobre ela o oitavo volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo, dia 2/5.
Nascida Adileia Silva da Rocha, no Bairro da Saúde, centro do Rio, Dolores desde muito jovem já cantava em programas de calouros, festas, bailes e boates. O primeiro registro veio em 1951, para a gravadora Star, seguida de outras pelo selo Copacabana. Era "crooner" poliglota, de gostos jazzísticos e letras tristes, com canto intenso, mas coloquial. No mundo das boates dos anos 50, cantou baiões, boleros, mambos, fados, calipsos e chanson francesa.
Escreveu sua primeira letra para um samba-canção de Tom Jobim, em 1955: "Se É por Falta de Adeus". É famosa também a história de quando ouviu Tom tocando "Por Causa de Você" ao piano na Rádio Nacional e na mesma hora escreveu a letra, com lápis de sobrancelha em um guardanapo. Em 1959, gravou sua música mais famosa, "A Noite do Meu Bem", e até a morte somou 35 composições.
Dolores Duran morreu enquanto dormia, em 1959, aos 29 anos. Na noite anterior, havia cantado na boate Little Club e quando chegou em casa disse à empregada: "Não me acorde, estou cansada. Quero dormir até morrer". Dolores tinha problemas cardíacos desde criança e médicos já haviam avisado que não teria vida longa.
O autor do volume é o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour e a edição traz biografia, discografia, letras e fotos. O CD traz "Por Causa de Você" e "A Noite do Meu Bem" na voz da própria Dolores, além de composições suas por Maysa, Nana Caymmi, Altemar Dutra e Dircinha Batista, entre outros.
A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira é composta por 25 livros-CDs, cada um dedicado a um importante compositor de nossa música, e dura até 29 de agosto.



Texto Anterior: Folha realiza concurso para ilustradores
Próximo Texto: Comentário/"Legendários": Programa requenta situações de humor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.