São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

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Comentário/"Legendários"

Programa requenta situações de humor

Antonio Chahestian/Record
Marcos Mion, apresentador do programa "Legendários"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Pouquíssimas crias da MTV se saem bem em outras redes. Porque uma coisa é experimentar linguagens e formatos em uma emissora que mira um público alvo relativamente pequeno (jovens das classes A e B). Já na televisão não-segmentada, o objetivo passa a ser agradar a todo mundo, e a liberdade de antes normalmente é castrada.
O apresentador Marcos Mion tenta quebrar essa sina com o "Legendários" (sáb. 21h45; 10 anos), que estreou no último dia 10 na Record. Para escudá-lo no novo programa, levou vários nomes que estavam na MTV, como João Gordo e os integrantes do grupo Hermes & Renato.
"Você que tá dodói no coração, você que tá cansado do que passa na televisão, nós somos o seu porto seguro. Começa agora o "Legendários'", anunciou Mion no início da estreia.
Levando-se em consideração os dois primeiros programas (nos dias 10 e 17, às 21h45), o "Legendários" ainda não cumpriu a promessa de oxigenar o humor da televisão brasileira.
Os recursos utilizados aqui são velhos conhecidos, como pegadinhas e imitações. Algumas esquetes exalam cheiro de século passado (músicas brochantes? Brincadeira com enfermeira gostosa??).
O time é enorme (além dos citados acima, o "Legendários" conta com Felipe Solari, Gui Pádua, Elcio Coronato, Miá Mello, a lista segue) e parece não haver espaço suficiente para todos (o programa tem duração de 75 minutos).
João Gordo tem a função de abordar e brincar com temas políticos e sociais. E se dá bem. Na estreia, saiu às ruas para tirar sarro da indústria das multas de São Paulo. No sábado seguinte, seu alvo foi José Roberto Arruda, o ex-governador cassado do Distrito Federal.
Há boas sacadas, como o quadro com ofertas de carros velhos -como um Diplomata caindo aos pedaços que faz de 0 a 100 km em "três minutos" e possui um sistema de alarme vivo, um anão que grita quando a porta é arrombada.
Mas, como principal recheio, o "Legendários", até aqui, requentou situações que são encontradas no "Pânico", no "CQC", no "Programa do Gugu" e no "Caldeirão do Huck"...
Saltar de paraquedas da ponte Rio-Niterói não é algo que surpreenda ninguém. Pegadinha em shopping, mesmo com a nobre intenção de denunciar preconceitos, está longe de ser uma ideia original.
Claro que é difícil inovar, criar algo inesperado. Mas é o que Mion tenta nos vender quando não para de dizer que "Legendários" está tentando mudar a TV. Por enquanto, é apenas mais do mesmo.


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