São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@folha.com.br

A moda nômade dos blogs

Sites de "street style", com fotos de anônimos, inspiram a indústria e mudam a geopolítica fashion

Fenômeno que ganhou força no último ano, a febre dos sites de "street style"-blogs que fotografam anônimos vestidos de forma interessante nas ruas das grandes cidades- estão sacudindo a moda. Apesar do caráter alternativo e avesso às tendências do mercado, esses bancos de dados online já começam a servir de referência à indústria fashion.
Nas informações reunidas nos blogs -que acabam funcionando como meios de pesquisa gratuitos-, as empresas e os designers tentam captar o estilo e o desejo das novas gerações, aceleram o ritmo de renovação dos produtos e se abrem para outros centros de moda.
"Com acesso rápido ao que está nas ruas, os estilistas renovam inspirações e isso acaba se refletindo com mais agilidade nos produtos disponíveis no mercado", afirma Yvan Rodic, dono do Face Hunter, um dos blogs de moda de rua mais consultados pelos fashionistas.

Sai Paris, entra Estocolmo
Um exemplo da força desses sites é o "pai" dos blogs de rua, o The Sartorialist, criado em 2005 pelo americano Scott Schuman e que, recentemente, ganhou um espaço fixo no Style.com, site da poderosa "Vogue" americana.
Nas fotos de Scott, que vive em Nova York, os destaques não são apenas a grande metrópole americana, Paris ou Milão. O mesmo ocorre no Face Hunter e em outros blogs de fotógrafos nômades que estão mudando a geopolítica fashion. Cidades até então ignoradas pelos fashionistas -como Estocolmo (Suécia), Helsinque (Finlândia) e Reykjavík (Islândia)- passaram a ganhar peso igual às chamadas capitais da moda.
"As grandes semanas de moda podem até continuar nos mesmos lugares, mas a inspiração não virá mais de lá", sentencia Yvan à Folha. "Saí de Paris e me mudei para Londres, porque os jovens da França perderam a ousadia. Mas foi em Estocolmo que encontrei o povo mais estiloso do mundo."
Liisa Jokinen, do simpático Hel-Looks, de Helsinque, começou a fotografar amigos e conhecidos na saída de festas e logo ganhou espaço na mídia. "Os jovens aqui gostam de cores, se vestem de forma divertida, compram em brechós e não ligam muito para grifes", conta. Ironicamente, é esse espírito novo e individual que a indústria da moda quer associar aos seus produtos.

Inspiração japonesa
Uma das principais inspirações dos blogueiros é o fotógrafo japonês Shoichi Aoki, que clicou pioneiramente a moda dos jovens no Japão. "Tóquio é uma das fontes mais frescas e influentes", avalia a estilista Thaís Losso, da grife Sommer.
"Eu também citaria Berlim entre os novos pólos. É um lugar onde vejo gente que passa mensagens na forma de se vestir", afirma Rony Meisler, da grife carioca Reserva. Para ele, o Brasil também está nessa nova onda. "No Rio, um bermudão e uma sandália já formam opinião", completa.
Os blogs brasileiros de street style, porém, andam devagar. As poucas opções disponíveis estão no Rio e em São Paulo e não são atualizadas há meses.


Texto Anterior: Crítica/"Escola do Riso": Japonês alcança bom resultado com poucos elementos
Próximo Texto: Fast fashion
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.