São Paulo, Sexta-feira, 25 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor deixa grupo em agosto

especial para a Folha

Depois de 25 anos à frente do Nederlands Dans Theater, o diretor Jiri Kylian vai abandonar a direção da companhia em agosto próximo.
"Estou muito feliz com isso", diz o coreógrafo, que continuará integrando o grupo como assessor artístico. "De agora em diante não mais perderei tempo com problemas administrativos. Poderei me dedicar mais intensamente à criação, descobrir novas possibilidades profissionais e aproveitar melhor minha vida pessoal."
Segundo Kylian, o NDT não correrá riscos depois de seu desligamento. "Eu continuarei coreografando e convidando os melhores coreógrafos para a manutenção do alto padrão artístico que conquistamos."
Nascido em Praga (Tcheco-Eslováquia) em 1947, Kylian deixou o seu país logo após a ocupação da capital tcheca pelas tropas do Pacto de Varsóvia, em 1968.
Na Europa Ocidental, o coreógrafo iniciou sua carreira no Ballet de Stuttgart, onde foi parceiro de Marcia Haydée.
Em 1973, Kylian começou a coreografar para o Nederlands Dans Theater, que logo o nomeou diretor artístico.
Autor de mais de 50 coreografias, Kylian criou um repertório marcado pela musicalidade e pela maneira renovadora com que explorou a técnica clássica do balé.
Em maio do ano 2000, Kylian deve estrear em Haia um novo espetáculo que reunirá, pela primeira vez, as três companhias do Nederlands Dans Theater. (AFP)


Texto Anterior: Brasil vê apenas um Kylian
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.