São Paulo, Sexta-feira, 25 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vê apenas um Kylian

especial para a Folha

Como as outras companhias que integram o Nederlands Dans Theater, o elenco número 2 não interpreta somente obras de Jiri Kylian. Sem se apegar à exclusividade, o coreógrafo sempre cultivou o intercâmbio com outros criadores, enriquecendo os repertórios dos três grupos.
Na atual temporada brasileira, o NDT 2 dança apenas uma criação de Kylian: "Indigo Rose", que estreou no ano passado. Com uma trilha sonora que inclui composições de Couperin, John Cage, Ted Daffan e Bach, representa, segundo o coreógrafo, um tributo à juventude do elenco.
O programa também inclui "Solo", de Hans van Manen, coreógrafo holandês que já dirigiu o NDT.
A nova geração de criadores surgida nos elencos do NDT está representada no programa por Johan Inger, autor de "Mellantid", e Paul Lightfoot, que assina "Skew-Wiff".
Nascido na Inglaterra, Lightfoot começou sua carreira no NDT 2, em 1985. Dois anos depois, ele já brilhava na companhia número 1, logo revelando-se também como coreógrafo.
Talentoso a ponto de ser considerado um possível sucessor de Kylian, Lightfoot vem produzindo coreografias para as três companhias do NDT.
Embora seja a companhia júnior, o NDT 2 reúne bailarinos de ótimo nível, que a qualquer momento podem ser requisitados por Kylian para o grupo principal. (AFP)



Texto Anterior: São Paulo dança com sapatilhas holandesas
Próximo Texto: Diretor deixa grupo em agosto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.