São Paulo, Sexta-feira, 25 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Pesquisa rima com preguiça - parte 2

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

Há algum tempo juntei numa coluna alguns dos programas de busca mais interessantes que já encontrei. Infelizmente, muitos ficaram de fora -faltou tempo e espaço. Aqui vão eles, junto com alguns novos que andei garimpando por aí.
Como o JediSearch: quem não se contenta com outdoors, reportagens, trailers e bonequinhos vai adorar o programa de busca da France Telecom que só procura documentos ligados a "Guerra nas Estrelas" (www.jedisearch.com).
IAtlas: Busca exclusivamente empresas e indústrias. Usa um cruzamento de banco de dados de empresas com busca na Internet (www.iatlas.com). Além da busca normal por palavra-chave, permite seleção por localização geográfica, tipo de empresa e tamanho do site.
About.com: Editores especializados selecionam sites e dão dicas sobre centenas de assuntos (www.about.com).
WorldGenWeb: Fantástico projeto de banco de dados mundial de genealogia (http://www.worldgenweb.org/).
Na mesma linha, o novo FamilySearch é uma gigantesca busca de árvores genealógicas, baseada nos arquivos centenários dos mórmons (www.familysearch.com). O Ancestry.com procura em vários arquivos de genealogia -são mais de 24 milhões de nomes (alguns resultados são pagos - www.ancestry.com/main.htm).
LatinStocks: Mercados, negócios, câmbio, cotações e notícias financeiras na América Latina, (inclui Brasil - www.latinstocks.com).
LatPro: Classificados de empregos para latino-americanos (nos EUA - www.latpro.com).
MP3Miner: só músicas em MP3 (miner.uol.com.br). Muito rápido, encontra de tudo.
Invisible Web: (dir.lycos.com/Reference/Searchable-Databases/) Novo diretório de bancos de dados do Lycos, com mais de 8.000 endereços.
LookSmart (www.looksmart.com): Diretório de sites, acaba de anunciar que vai aceitar pedidos de pesquisa por e-mail, o que fará dele a único diretório grande que tem busca feita por seres humanos.
HumanSearch (www.humansearch.com/) é um serviço menor e menos conhecido, que também oferece pesquisa humana, feita por voluntários. As perguntas já feitas vão sendo acrescentadas a um banco de dados.
InfoPlease: Almanaques, enciclopédias e outras fontes de trívia e informações (http://www.infoplease.com/). Um pouco de tudo -finanças, geografia, ciência etc.
Argus Music Searcher: Enorme. Todo tipo de informação sobre música (CDs, MP3, discografias, letras, sites, vídeos, revistas etc - www.fuzzlogic.com/argus/).
FindLaw: Pesquisa de leis, jurisprudência e fóruns sobre direito nos EUA e em vários outros países (lawcrawler.findlaw.com/). Para pesquisar em outros países, é preciso entrar na página LawCrawler International.
Medical Matrix (www.medmatrix.org/) é um bom endereço para assuntos médicos, com um catálogo dividido entre mais de 2.000 especialidades e busca por palavra-chave.
Aqueous: Tudo, tudo, tudo sobre água neste programa de busca bastante específico e ecológico (www.aqueous.com/).
Cinemachine: Enorme banco de dados de críticas de cinema -é só buscar pelo nome do filme para receber dezenas de opiniões diferentes, garimpadas em jornais, revistas e sites.
O MRQE (Movie Review Query Engine - www.mrqe.com), no mesmo estilo, tem o defeito -ou qualidade, depende do ponto de vista- de trazer resenhas demais (só de "Guerra nas Estrelas" são 190).
KnowX - Arquivos públicos norte-americanos: informações sobre empresas, pessoas, imóveis etc. É pago (www.knowx.com).

Site homenageia David Zingg
Leila Diniz nua, grávida, quase menina. Cenas de praia no Rio, Gil no auge da tropicália. Fotos que marcaram época estão no novo site que homenageia o mais brasileiro dos gringos, David Drew Zingg (www.zingg.com). Bilíngue, o site assinado por Jean Boechat e Tony de Marco tem ainda depoimentos dos amigos e uma biografia do fotógrafo

NOTAS

MP3 seguro
Agitação corporativa no front do MP3: a Diamond, do Rio, foi comprada por um fabricante de eletrônicos, S3, que anuncia a criação de uma nova empresa, a RioPort. O plano é fabricar produtos com segurança antipirataria.
Indigo Os contos de Indigo voltam à Web, em endereço novo (www.mindquake.com.br/indigo). E quem é Indigo? Uma moça que escreve contos na Web, ora...

Web latina
Até no "New York Times" já perceberam. Recentemente uma reportagem de negócios no jornal americano afirmava: "O mercado de Internet em espanhol e português é um dos que crescem mais rapidamente no mundo". Cadê e Universo Online foram alguns sites mencionados na reportagem, em que Heather Killen, vice-presidente do Yahoo, afirma que "a balança está se inclinando" e que os Estados Unidos já não são a cabeça da Internet.

Letras desaparecidas
O único, o insubstituível, o famoso International Lyrics Server (www.lyrics.ch) está de volta -mas nunca mais será o mesmo. O maior arquivo de letras de música pop da Internet, com mais de 100 mil canções, tinha sido retirado do ar por problemas de copyright. Na sua reestréia, o arquivo agora traz o nome de milhares de bandas e canções, mas pouquíssimas letras, já que a grande maioria dos autores não autorizou a reprodução.


E-mail: ercilia@uol.com.br


Texto Anterior: Show: "Quase Uma" une circo, maracatu e vídeo
Próximo Texto: Música - Midem: Internet é ameaça, dizem executivos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.