São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

BRUNO YUTAKA SAITO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pernalonga & Patolino em: Os Caça-Fantasmas
SBT, 14h.

(Daffy Duck's Quackbusterrs). EUA, 1988. Direção: Greg Ford e Terry Lennon. Os desenhos antigos da clássica série são mais interessantes, mas é possível se divertir com essa animação, que traz personagens como Pernalonga e Patolino, precursores dos bem-sucedidos desenhos do canal Cartoon Network. Neste filme, Patolino decide abrir uma empresa para exterminar almas penadas.

Viagem ao Mundo dos Sonhos
Globo, 15h25.

(Explorers). EUA, 1985, 109 min. Direção: Joe Dante. Com Ethan Hawke, River Phoenix. Um tanto sem ritmo e sem brilho, o filme é sobre um garoto obcecado por aliens que consegue montar uma nave espacial junto com seus amigos. Fora da órbita terrestre, ele encontra os ETs com os quais tanto sonhava. Vale a curiosidade pelos então astros mirins Ethan Hawke e River Phoenix.

Gattaca, uma Experiência Genética
Record, 22h.

(Gattaca). EUA, 1997, 107 min. Direção: Andrew Niccol. Com Uma Thurman, Alan Arkin, Ethan Hawke. Nesta ficção futurística, os seres humanos são meros produtos de laboratório, aperfeiçoados geneticamente. Quem não passa por esse processo, ou seja, quem nasce da forma tradicional, é visto e tratado como a escória da sociedade. Neste cenário, um homem "normal" consegue esconder sua verdadeira origem e enganar toda a sua corporação. É claro que as coisas vão se complicar para o mascarado. O filme faz parte de um ótimo filão no cinema norte-americano (que poderia ser mais frequentemente explorado): a ficção científica envolvente e com cabeça, da qual faz parte o ótimo "blockbuster" "Matrix".

No Paraíso do Havaí
Bandeirantes, 22h.

(Paradise Hawaiian Style). EUA, 1965, 91 min. Direção: Michael D. Moore. Com Elvis Presley, James Shigeta. No auge de seu sucesso, todos queriam tirar uma graninha com o Rei do Rock. Inclusive o próprio. Este é um entre vários filmes que Elvis Presley fez com o uso e abuso de clichês em praias tropicais. No entanto, a reprise (oportunista) ganha uma certa relevância se lembrarmos que as canções de Elvis estão em evidência na mídia mais uma vez.

O Barco das Ilusões
Bandeirantes, 1h30.

(Show Boat). EUA, 1951, 108 min. Direção: George Sidney. Com Kathryn Grayson, Ava Gardner. Musical da grande década do gênero nos Estados Unidos. Aqui, a história se passa em um navio que singra pelo Mississipi. Problemas raciais, vício em jogo e separações estão na conturbada trama, inspirada em um original de Edna Ferber.

Intercine
Globo, 1h40.

Hoje vai ao ar o preferido dos votantes entre o suspense "Correndo Perigo" (EUA, 1994, de Robert Lewis, com Shanna Reed, Terry O'Quinn) e a comédia "A Amante" (EUA, 1991, de Barry Primus, com Danny Aiello, Robert de Niro, Martin Landau).

Camaradas de Verão
SBT, 2h.

(The Comrades of Summer). EUA, 1992. Direção: Tommy Lee Wallace. Com Joe Mantegna, Natalya Negoda. Após um rompimento de ligamento no joelho, famoso jogador de beisebol (Mantegna) descobre que não pode mais atuar nas quadras. Para dar vazão à sua paixão pelo esporte, decide treinar uma falida equipe russa. Mais sorte teve Ronaldo, o Fenômeno.

Assassinato no Mississipi
Globo, 3h50.

(Murder in Mississippi). EUA, 1989, 96 min. Direção: Roger Young. Com Tom Hulce. Em 1964, três trabalhadores são assassinados durante o chamado "verão da liberdade". O filme centra sua atenção nas pessoas envolvidas na luta pelos direitos civis dos negros no então mais racista Estado norte-americano. Da longa série "feito para a TV e baseado em fatos reais".

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Luz e sombras em duas produções

É como se, de um lado, um perturbado mental lhe desse um sorriso e, do outro, uma sorridente garota acenasse para você. Em pólos opostos estão "O Iluminado" (Cinemax Prime, 16h45) e "Razão e Sensibilidade" (TNT, 14h30 e 22h).
No primeiro, Stanley Kubrick penetra com maestria no terror ao adaptar um romance de Stephen King. Jack Nicholson interpreta o pai de família que se torna um psicopata quando isolado com a mulher e o filho em um hotel. O medo surge das entranhas.
Em outra direção, está o romance de Ang Lee, também baseado em um livro, desta vez de Jane Austen. O sol brilha quando vemos a graça de Emma Thompson e Kate Winslet como as duas irmãs que sofrem para conseguir um marido.
(BRUNO YUTAKA SAITO)

ÁGUA

National Geographic exibe especial sobre a elevação do nível do mar em Veneza

O canal pago National Geographic mostra hoje, às 21h30, o especial "Veneza Sitiada", episódio da série "Mundo Afora". O programa, inédito, entrevista, entre outros, Fábio Carrera, morador da cidade italiana e coordenador de um estudo sobre a infraestrutura local de ruas, edificações e pontes.
Nos últimos cem anos, o nível do mar subiu cerca de 30 centímetros em Veneza. Essa elevação, uma constante preocupação de habitantes e ambientalistas, é um fenômeno que atrai turistas em todas as estações do ano. Passear de gôndolas pelas ruas aquáticas da cidade é um programa famoso. Mas o documentário retrata histórias de pessoas engajadas em projetos que procuram proteger as moradias e demais estabelecimentos da cidade italiana da crescente elevação das águas.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! A Marta tomou o Bonde do Tigrão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.