São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COZINHA ILUSTRADA

CHOUCROUTE ALSACIENNE

MARIE-FRANCE HENRI

Chegamos este mês na Alsácia, norte da França, região popularmente conhecida por um famoso trio gastronômico: couve, porco e batata. Os monges beneditinos foram os primeiros a incentivar a criação do porco na Alsácia e a reputação mundial da chucrute se deve, em grande parte, à qualidade dessa matéria prima. Para confirmar a tradição francesa das comidas regionais serem feitas com vinhos regionais, a chucrute é preparada com riesling, o mais nobre dos vinhos brancos alsacianos. A versão que apresentamos a seguir é um pouco mais leve do que as receitas originais, evidentemente feita com um bom vinho branco seco.

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 kg de chucrute pronta (já cozida)
1 colher de sopa de óleo de girassol
60 g de toucinho defumado cortado em cubos pequenos
2 cebolas pequenas
4 Kässler
1 joelho de porco pequeno
4 costeletas de porco defumadas
4 salsichas de Frankfurt
8 batatas médias pré cozidas
1/2 garrafa de vinho branco seco
6 g de grãos de zimbro
Sal e pimenta a gosto

Preparo

Descascar e picar a cebola. Em panela grande, levar ao fogo o óleo e o toucinho. Refogar a cebola. Adicionar a chucrute e os grãos de zimbro. Deixar aquecer em fogo baixo. Cobrir com a metade do vinho, temperando apenas com pimenta. Tampar a panela e deixar ferver em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Colocar o joelho de porco em uma panela, cobrir com água fria e levar a ferver por aproximadamente 15 min, acrescentando em seguida as demais carnes. Retirar sempre a espuma que se formar na superfície e deixar ferver até que as carnes estejam ainda um pouco firmes. Colocar as carnes, as batatas pré-assadas e as salsichas sobre a chucrute, para que elas terminem de cozinhar juntas, adicionando o restante do vinho.

Finalização

Ao servir, colocar a chucrute e os pedaços de carne em uma travessa bem funda, com as salsichas por cima e as batatas em volta. Servir bem quente.


Marie-France Henri é proprietária do Marie. A receita é de Pierre de Bellissen, chef do restaurante



Texto Anterior: Mundo Gourmet: By Aoyama vai em busca da invenção a serviço do sabor
Próximo Texto: Artes Cênicas: Nachtergaele volta a "Woyzeck" após 12 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.