São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Fotos João Sal/Folha Imagem
CINE HERMANO
Da esquerda para a direita, a argentina Daniela Goggi e os paraguaios Galia Giménez e José Eduardo Alcázar, na abertura do 2º Festival de Cinema Latino-Americano, anteontem


Ainda ruim

A comemoração pública que os "kassabetes", seguidores da candidatura do prefeito Gilberto Kassab à reeleição, alardeiam em torno dos resultados da pesquisa Datafolha (em que a aprovação a seu governo saltou de 15% para 30%) esconde uma grande preocupação do prefeito: a elevada rejeição que ele ainda tem entre os paulistanos. De acordo com os números, 35% julgam que seu governo na cidade de São Paulo é "ruim ou péssimo".

FALTA O GOL
Embora a avaliação de ruim e péssimo tenha caído -era de 42% há quatro meses -, a equipe de Kassab julga que ele "entrou no jogo" para ser o candidato da aliança PSDB-DEM à sucessão, em detrimento de Geraldo Alckmin. Mas ainda não ganhou.

CÃO E GATO
Uma das peças do tabuleiro de xadrez interno do PSDB será jogada em agosto, quando o partido elege seu novo diretório. Os partidários da candidatura própria, com Alckmin, defendem Tião Farias na presidência. Os tucanos serristas, que defendem aliança com Kassab, querem o vereador Gilberto Natalini no cargo.

IMPROVISO
É praticamente inédita a resistência dos pilotos que esta semana se recusam a pousar em Congonhas. Antes do acidente, não eram assim. O comandante do vôo da Gol 1305, que um dia antes da tragédia saiu de Navegantes (SC) para SP, mal teve tempo de fazer a checagem dos equipamentos do avião. Diante da reclamação de passageiros, as aeromoças informavam que "é preciso ser rápido para pousarmos em Congonhas" e que os procedimentos de segurança estavam sendo observados. A aeronave partiu imunda, já que não houve tempo sequer para recolher o lixo deixado por passageiros que desembarcavam na cidade.

IMPROVISO 2
O piloto tentou pousar em Congonhas na pista molhada, com chuva. Foi impedido pelos controladores pois, conforme informou aos passageiros, passava da meia-noite, horário em que Congonhas não podia mais funcionar.

IMPROVISO 3
De acordo com Carlos Camacho, diretor de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, um avião deve permanecer cerca de meia hora em solo para que a checagem de segurança seja bem realizada.

DESESPERO
As reclamações de usuários da aviação contra a Anac, a agência que deveria fiscalizar o setor, passaram de 40 por dia para mais de cem depois da tragédia em Congonhas. São mensagens de indignação, revolta e desespero, de acordo com a equipe da ouvidoria que recebe as queixas.

POR TERRA
Efeito Congonhas na rodoviária do Tietê: três das empresas de ônibus que fazem a linha SP - Rio tiveram de abrir horários extras nesta semana. A 1001, por exemplo, colocou mais dez ônibus para o trajeto na segunda. Os do tipo leito programados para terça já estavam lotados um dia antes. Já a Expresso Brasileiro abriu seis novos horários, enquanto a Expresso do Sul disponibilizou mais um ônibus -"com possibilidade de aumentar conforme a procura".

QUESTÃO DE INSTITUTO
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) já conseguiu ultrapassar 2.000 assinaturas no documento que enviará ao presidente Lula pedindo o fechamento de Congonhas. O órgão só aceita que o aeroporto seja reaberto após a emissão de um relatório de um instituto independente, sem relação com governo, Anac ou Infraero. Segundo o Idec, não há um órgão como este no país e, portanto, o governo deverá procurar um instituto internacional.

CONGONHAS NÃO
O Idec, aliás, fará festa de 20 anos amanhã e mandou trocar as passagens dos convidados. Nenhum virá por Congonhas.

SELEÇÃO GRINGA
A banda de trip-hop Cirkus, da Suécia, virá ao Brasil para o Tim Festival. O saxofonista americano Joe Lovano também foi confirmado no evento.

CURTO-CIRCUITO

OLÍVIA HIME faz show de lançamento do "Palavras de Guerra", e grava DVD, hoje e amanhã, às 21h, no teatro do Sesc Santana.
MARTINHO DA VILA lança o livro "Vermelho 17" hoje, às 19h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio.
O POETA CHACAL lança o livro "Belvedere", pela editora Cosac Naify, na Livraria da Vila hoje, a partir das 19h.
A DJ AMERICANA COLETTE comanda as picapes do clube Disco (Brooklyn) hoje à noite, com repertório de house music.
O COPPOLA MUSIC, na Vila Madalena, promove hoje, às 20h, coquetel de lançamento do CD da banda Viper, "All My Life".
RAPHEL SAYHOUN e Tico Sayhoun organizam o primeiro desfile da Bob Store, hoje, a partir das 20h, no shopping Iguatemi.


com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Mr. Punk
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.