São Paulo, domingo, 25 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Homem bonito não trabalha a personalidade"

GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES

Veja trechos da entrevista com Ernestina Pais.

 

Folha - O que te faz rir?
Ernestina Pais -
A tragédia me faz rir muito. Eu posso te ofender, discutir. Meia hora depois, vou fazer uma piada e rir. Tenho um alto nível de tragédia na vida. O escatológico e os trotes me divertem. Não acho graça no humor sobre a mulher, quando se prostitui e faz papel de sonsa. Também acho engraçadas as situações ridículas que vivo.

O que te tira do sério?
A fome, a guerra [risos], não, não. O que me tira do sério são as injustiças mais elementares. E coisas cotidianas. Se alguém usa um CD e não guarda, posso passar 15 dias xingando. Não tenho parâmetro para rir ou me irritar.

Qual foi o momento mais sem graça que você viveu no "CQC?"
Sem dúvida foi o primeiro programa. Era como se recebesse um bebê. Estava tensa.

Com o que não se deve brincar?
Não há nada que não possa virar humor, se passar um tempo. Eu brinco com a minha história, com a situação dos desaparecidos [sequestrados na ditadura]. Outro caso foi o enterro de um amigo. Era baixinho e o caixão era enorme. Ficava pensando se colocaram uma escora, ou ia ficar voando [risos].

O que mais atrai: um homem lindo ou bem-humorado?
Existe a combinação de ambas as coisas. É difícil, porque, em geral, o homem bonito não trabalha o resto da personalidade. Meu ex-marido não era um show de humor, mas tinha seu humor e era muito bonito. Se me perguntam, digo que prefiro os lindos, porque do humor eu me encarrego [risos]. Mas, inteligentes, sim ou sim.

Por que existem poucas mulheres fazendo humor?
É mais fácil para as mulheres se acomodarem com o que se espera delas, não? Com os papéis que o homem já lhe dá. Porque é um meio muito machista. Há culpa das mulheres e dos homens. Uma mulher que faz humor tem que deixar de lado questões supostamente femininas. Porque rir de si mesma não tem muito a ver com quem se cuida o tempo todo.


Texto Anterior: Mulheres levam beleza e graça ao "CQC"
Próximo Texto: Raio-X Ernestina Pais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.