São Paulo, domingo, 25 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha destaca o pioneiro sambista carioca Ismael Silva

Compositor fundou a primeira escola de samba do país, em 1928

DE SÃO PAULO

Ismael Silva é um dos grandes sambistas cariocas, fundador da primeira escola de samba, Deixa Falar, e autor de canções como "Se Você Jurar", "A Razão Dá-se a Quem Tem" e "Antonico".
É sobre sua vida, obra, importância e influência que trata o 21º volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo (dia 1º).
Ismael Silva nasceu em 14 de setembro de 1905, em Niterói, no Rio de Janeiro, e morou com a família no povoado de Jurujuba até a morte do pai, em 1908, quando se mudou com a mãe para o bairro carioca do Estácio.
Por lá, conheceu músicos como Bide e Nílton Bastos. Com eles, fundou, em 1928, a escola de samba Deixa Falar.
No início dos anos 30, teve sucessos gravados por Francisco Alves e Mário Reis e chegou a escrever canções com Noel Rosa.
Em 1935, disparou dois tiros nas nádegas de um desafeto de sua irmã e, por conta disso, passou alguns anos na cadeia, vivendo depois um período de ostracismo.
Nos anos 70, lançou um LP solo e teve suas músicas gravadas por Clara Nunes, Beth Carvalho, Jards Macalé e Gal Costa. Em 14 de março de 1977, morreu de infarto.
O autor do livro é o jornalista da Folha Luiz Fernando Vianna, e a edição traz biografia, discografia e fotos. O CD lista, entre outras, "Antonico", com Elza Soares; "Contrastes", com Jards Macalé; "Para Me Livrar do Mal", com Francisco Alves, e "A Razão Dá-se a Quem Tem", com Arnaldo Antunes.


Texto Anterior: Vinhos do Uruguai e do Brasil são temas do próximo volume
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.