São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Tragédia no Vôo 191
Bandeirantes, 13h30.
(Fire and Rain). EUA, 1989, 93 min. Direção: Jerry Jameson. Com Charles Haid, Tom Bosley, David Hasselhoff. Em 1985, tempestade causa a queda de um avião no Texas e atrapalha os consequentes esforços para salvar os sobreviventes. Telefilme.

O Olho do Mal
SBT, 14h.
(Beastmaster 3 - The Eye of Braxus). EUA, 1995, 90 min. Direção: Gabrielle Beaumont. Com Marc Singer, Tony Todd, Sandra Hess. Aventura passada em um tempo qualquer, em que um guerreiro qualquer enfrenta bruxo qualquer que convoca deuses sinistros para enfrentar um rei do bem. Em poucas palavras, um filme qualquer.

O Último dos Bravos
Globo, 15h05.
(Last of the Dogmen). EUA, 1995, 120 min. Direção: Tab Murphy. Com Tom Berenger, Barbara Hershey. O xerife Berenger, que busca três bandoleiros escondidos nas montanhas, topa com indícios de que os malfeitores teriam sido assassinados. Logo, porém, vai se deparar com novas e mais surpreendentes descobertas. Elas teriam a ver com um mítico índio cheyenne.

Férias Frustradas em Las Vegas
SBT, 22h.
(Vegas Vacation). EUA, 1997, 95 min. Direção: Stephen Kessler. Com Chevy Chase, Beverly D'Angelo, Randy Quaid. Desta vez, Chevy Chase ganha uma viagem de férias para Las Vegas com a família. Os Griswold preparam-se para dias de monotonia. Chevy trata de encher seus dias de emoção. Ou seja, mais ou menos o mesmo filme que Chevy Chase faz sempre. Para o bem e para o mal, estamos no domínio do previsível.

Colheita Maldita 4
Record, 22h.
(Children of the Corn 4). EUA, 1996, 85 min. Direção: Greg Spence. Com Karen Black, William Windon, Maomi Watts. A série inspirada em Stephen King chega a seu quarto exemplo com um ar de Freddy Kruger. Aqui, uma mulher sofre com terríveis pesadelos estrelados por uma criança. A coisa piora quando um garoto com as mesmas características surge na cidade. E o terror se espalha.

Intercine
Globo, 2h20.
Fecha a semana o favorito dos espectadores votantes entre "Stallone Cobra" (1986, de George Pan Cosmatos, com Sylvester Stallone, Brigitte Nielsen) e "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu... 2" (1982, de Ken Finkleman, com Robert Hays, Julie Haggerty).

DESTAQUES DA TV PAGA

ERUDITO
TV SescSenac homenageia Koellreutter
A Rede SescSenac apresenta hoje, às 21h, o documentário "Koellreutter e a Música Transparente", com uma compilação sobre a obra do musicólogo alemão radicado no Brasil.
Hans Joachim Koellreutter estará completando 85 anos no sábado. O documentário, com a análise de suas composições e da influência de suas idéias, traz depoimentos, entre outros, de Tom Zé, Arrigo Barnabé, Edino Krieger, John Neschling, Júlio Medaglia e Roberto Minczuk.
O programa acompanha vários meses da ativa vida profissional de Koellreutter. A participação em congressos, cursos particulares, preparação de espetáculos e concertos são a base para uma investigação das teses e das polêmicas que o músico acumulou.
Koellreutter chegou ao Brasil em 1937. Foi flautista, professor e compositor. É um personagem fundamental na introdução da técnica composicional do dodecafonismo entre os músicos brasileiros que nos anos 60 criaram o movimento da música nova.

POP
Joe Cocker canta em show no Eurochannel
O cantor inglês Joe Cocker é o destaque de hoje no canal pago Eurochannel, que exibe, às 20h30, o show "Across from Midnight", gravado em Berlim, na Alemanha, em 1997.
Em um palco montado numa floresta, Cocker interpreta 22 músicas, com sua característica voz rouca. Entre elas, canta sucessos como "Unchain My Heart", "Summer in the City" e "With a Little Help from My Friends".
Os pontos altos da apresentação acontecem quando Cocker canta "You Can Leave Your Hat On", tema do filme "9 1/2 Semanas de Amor", e "Up Where We Belong", do filme "A Força de um Destino".
Nascido em Sheffield, Inglaterra, em maio de 44, Cocker vem fundindo soul, blues e rock desde 1968, ano em que gravou a sua versão desesperada para "With a Little Help from My Friends", dos Beatles. Hoje, mais maduro, ele canta de forma menos gutural e usa mais a técnica que o instinto.

FILMES
Kiarostami traz a vida verdadeira
Mesmo os fãs de Abbas Kiarostami têm certa dificuldade de engolir "A Vida e Nada Mais" (Cinemax, 23h), que no entanto deu ao diretor iraniano o prestígio de uma Palma de Ouro em Cannes.
É verdade que é um tanto indigesta a história do homem que busca alguém disposto a enterrar seu corpo após o planejado suicídio. Não é um desses filmes em que a esperança supere o amargor.
Também é verdade que Kiarostami tem filmes mais sedutores.
Mas admita-se o seguinte: essa história inusitada que vemos existe, está na tela. Não se trata nunca da elucubração de alguém sobre a vida, é a vida, uma vida talvez insignificante, talvez "chata", mas sem dúvida verdadeira.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Pacto de sobrevivência
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! O Louro José é gay!
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.