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RÁDIO
Empresa lança rádio por assinatura
DA REDAÇÃO
Deve entrar em operação no
Brasil até o final do ano que vem
um serviço de rádio semelhante
ao de TV paga oferecido pela Sky
e DirecTV -via satélite, com recepção por miniparabólicas.
O serviço será explorado pela
norte-americana Worldspace,
que assinou contrato com a Anatel, na semana passada, para operar a chamada banda L.
A empresa irá fornecer cerca de
40 canais de rádio, entre emissoras nacionais e internacionais,
segmentadas por gênero musical
e etnia. A BBC e a Radio France,
famosas pelo noticiário, também
poderão entrar no pacote.
Para ter acesso ao rádio via satélite, o usuário terá de comprar um
receptor especialmente desenvolvido para a Worldspace. Produzidos pela Hitachi, Sanyo, Panasonic e JVC, os receptores custam
entre US$ 300 e US$ 400 nos Estados Unidos e servem também para sintonizar, de graça, emissoras
de FM e AM locais.
Os aparelhos trazem uma parabólica do tamanho de um CD, que
só funciona se estiver direcionada
para o satélite e em espaços não
cobertos -janelas, por exemplo.
A assinatura do serviço deverá
custar cerca de US$ 10. O alvo da
Worldspace são pessoas que moram em áreas rurais ou que queiram ouvir FMs estrangeiras.
O serviço já está em operação na
África e deve chegar à Ásia até o final de 2000. O satélite que irá servir o Brasil deverá ser lançado em
junho de 2001.
Montadoras de carros, fabricantes de aparelhos e emissoras de rádio estão discutindo a adoção, no
Brasil, do RDS (Radio Data
System), serviço que funciona na
Europa como uma Internet de
mão única -o receptor de rádio
só recebe sinais, não envia.
O dono de um aparelho equipado com o sistema teria, por exemplo, acesso a notícias, em um visor, enquanto ouviria músicas.
Demorou, mas aconteceu. A
partir de segunda-feira, o programa de rock alternativo "Garagem", da Brasil 2000 (107,3 MHz),
passa a entrar no ar às 22h -e
não mais à meia-noite. O convidado desta segunda é o trio britânico Morcheeba, que divulga o
CD "Fragments of Freedom".
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
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