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São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

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TELEVISÃO

Globo e SBT querem negociar ética na TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Inicialmente desprezada pelas principais redes do país, a campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania, lançada no final do ano passado pela Câmara dos Deputados, começa a receber atenção especial das emissoras.
Dispostas a negociar, Globo e SBT procuraram os líderes da campanha. Nesta quinta, diretores da Globo, entre eles Evandro Guimarães, principal articulador político/institucional da emissora, terão encontro em Brasília com o deputado federal Orlando Fantazzini (PT-SP), coordenador da campanha. O SBT deve fazer o mesmo na próxima semana.
A campanha virou prioridade dessas emissoras porque, além de publicar rankings de programas considerados de baixo nível, gerou um subproduto, um projeto de lei, do próprio Fantazzini, que cria um código de ética para a programação de TV. O projeto é uma adaptação do código de princípios da campanha.
Apresentado no último dia 31, o projeto divide a programação em familiar (até 21h) e adulta (das 21h às 5h). Entre outros aspectos, define procedimentos jornalísticos (uso de câmera escondida só para flagrantes de crimes, notícias de suicídios apenas de forma genérica) e proíbe sexo explícito, incentivo à violência e ao preconceito e propaganda de produtos para crianças em programas infantis.
Para as emissoras, o projeto de lei "engessa" a programação e restringe a liberdade de expressão.

OUTRO CANAL

Crise 1 Uma nova onda de rumores tomou conta dos bastidores da TV Cultura na semana passada. Conselheiros da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV, receberam e-mails que alertavam sobre suposto plano de transformar o programa "Metrópolis" em quadro do "Jornal da Cultura".

Crise 2 A assessoria de imprensa da Cultura nega a existência de qualquer plano nesse sentido. Diz que tudo não passa de especulação. Hoje, uma comissão de deputados irá se reunir com conselheiros da fundação para discutir a situação financeira da entidade, dependente de verbas do Estado.

Telão Recuperado no Ibope, o "Domingão do Faustão" voltou a ser um dos maiores sucessos comerciais da Globo. Já estão reservados todos os espaços de merchandising no programa (são até nove por edição) até o final do ano. Anunciantes como Boticário e American Express aguardam eventuais desistências.

Consagração Programa malvisto dentro da própria Globo, o policial "Linha Direta" será reverenciado no próximo dia 1º pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, "pela espetacular produção, apresentação e resultados obtidos" com a exposição de foragidos _que já levou à prisão de 266 deles. A Globo irá receber a Medalha Tiradentes, maior homenagem do Legislativo fluminense.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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