São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ mergulha na mente do autor

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma das histórias que criou, entre 1998 e 2000, para o site Cybercomix, Lourenço Mutarelli incluiu o subtítulo: "Histórias que Não Existem nem no Papel".
Quatro anos depois, o feitiço virou contra o feiticeiro, e as HQs virtuais migraram para o álbum, em papel, "Mundo Pet", que a editora Devir lança amanhã. "Desde o começo eu queria transformar aquilo em álbum", justifica o quadrinista. "Todas as páginas eram pensadas como se fossem uma página impressa."
O que mudou, no entanto, foi a empolgação inicial de Mutarelli com a nova ferramenta. "Fiz só duas histórias virtuais ["Mundo Pet" e "Dói Story'] e vi que aquilo não era para mim."
Avesso a computadores em geral -só usa para jogar paciência e escrever no editor de texto-, Mutarelli conta que aceitou o desafio pela total liberdade que lhe foi dada para experimentar novos formatos. "Fazia as histórias em uma, duas semanas. Nunca pegava uma idéia antiga. Era algo muito prazeroso."
Entre as boas sacadas do quadrinista, está "Stick Note", literalmente rabiscada em um daqueles bloquinhos amarelos de recados. Surgiu de uma conversa telefônica que o autor teve com um amigo, que estava à beira do suicídio e pedia que Mutarelli quadrinizasse sua história de vida. "Queria tê-la chamado de "Post-It", que é o clássico, mas o que eu tinha na mão era o stick note, e o nome teve de ficar esse mesmo", conta.
Em maior ou menor grau, todas as 12 histórias de "Mundo Pet" trazem um pouco do momento pelo qual o autor passava quando tinha de entregar o trabalho. "Crianças Desaparecidas", "Meu Primeiro Amor" e "Destrudo -°Pulsão de Morte", por exemplo, refletem a tentativa de compreender a perda de um irmão para o crack. Mas, assim como fez com o suicida (que acabou não se matando) de "Stick Note", ele preferiu metaforizar e manter em sigilo a identidade do irmão. "Geralmente divido essas coisas com meus leitores, mas naquele momento não dava." (DA)


Texto Anterior: A soma de tudo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.