São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ernesto Varela está de volta!

O repórter cara-de-pau que cutucava políticos nos anos 80, criado pelo apresentador Marcelo Tas, retorna para contar a história recente do Brasil em peça-palestra que estréia hoje

Publius Vergilius/Divulgação
O apresentador e jornalista Marcelo Tas caracterizado como o personagem


RAFAEL CARIELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Boa parte da imprensa brasileira ainda se acostumava com a liberdade de expressão, no início dos anos 80, quando o apresentador e jornalista Marcelo Tas, então com 23 anos, resolveu levar a idéia a sério e encarnou o repórter de óculos de aros vermelhos Ernesto Varela.
O personagem reaparece em projeções de vídeo na peça-palestra "A História do Brasil Segundo Ernesto Varela - Como Chegamos Aqui?", que estréia hoje no Tucarena, em São Paulo. Varela mostrava que a grande conquista da liberdade era a possibilidade de fazer "perguntas óbvias" e desconcertantes às figuras públicas. Está lá, como atração do espetáculo, por exemplo, a entrevista em que interpela Paulo Maluf, questionando se ele é corrupto.
Tas afirma que a idéia da peça surgiu após começar a fazer "um circuito de palestras" por universidades, em que apresentava os vídeos. "As pessoas diziam que eu estava contando a história do Brasil. Pensei que podia dar uma "turbinada" nessa palestra, e virou uma peça."

A HISTÓRIA DO BRASIL SEGUNDO ERNESTO VARELA - COMO CHEGAMOS AQUI?
Onde:
Tucarena (r. Monte Alegre, 1.024, SP, tel. 0/xx/11/3670-8455)
Quando: qui., às 20h; sex. e sáb., às 21h; dom., às 19h; até 26/11
Quanto: R$ 30 (qui.); R$ 40 (sex. a dom.)


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Varela retorna em ano eleitoral frio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.