São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construção na Vila Madalena vira galeria

Florence Antonio organiza mostra a partir de hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Um prédio em construção na Vila Madalena abriga a partir de hoje a exposição "Homens Trabalhando", segunda mostra da galeria virtual Florence Antonio em São Paulo.
Ex-sócia da Millan, Florence se uniu ao escritório de arquitetura Triptyque, responsável pelo prédio na rua Harmonia, para realizar a exposição.
A construção ainda está na estrutura, as paredes estão levantadas, mas o chão é de terra batida e é preciso entrar com capacete por questões de segurança. Parte desses capacetes foi customizada pelos artistas e está à venda por R$ 70.
Logo na entrada, há uma caixa com uma delicada pintura em seu interior para ser observada através de uma pequena abertura. A obra de Ana Michaelis levanta uma das principais questões do espaço onde acontece a mostra.
"É a transformação do espaço expositivo em objeto, por fora ele está camuflado em um andaime, mas por dentro tem um algo acético, isolado do resto do mundo", explica Ana.
A oposição entre o ambiente caótico da construção e a harmonia encontrada geralmente nos espaços de museus e galerias reaparece na obra de Ana Luiza Dias Batista, que montou um pequeno espaço com piso negro, teto branco e uma coluna. "É um lugar lindo e perfeito no meio da obra", diz Florence.
Alguns artistas optaram por explorar o próprio prédio em seus trabalhos. Rodrigo Bueno, por exemplo, exibe uma colagem com tapumes no pátio. Já Andres Sandoval apresenta uma maquete com uma interpretação da construção.
Quando terminado, o que deve ocorrer até o fim deste ano, o prédio será coberto de plantas. Inspirados por esse fato, alguns artistas optaram por abordar a questão da natureza, como as fotos de folhas de árvores de Miro, as caixas de acrílico com plantas de Luciana Martins e o móbile de Olga Nardi.
No subsolo, estão vídeos, projeções e uma área onde serão realizados debates. Discussões sobre arquitetura, arte contemporânea e espaço expositivo serão realizadas entre críticos, artistas e arquitetos e uma exibição do documentário "Person" está marcada para quarta, às 20h30. Durante a abertura, haverá um DJ no beco em frente ao prédio.


HOMENS TRABALHANDO
Quando:
de hoje a domingo, das 11h às 20h; até 2/9
Onde: rua Harmonia, 79, Vila Madalena
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Thiago Rocha Pitta leva trilogia ao Anhangabaú
Próximo Texto: Artes plásticas: Adolfo Estrada inaugura individual geométrica em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.