São Paulo, quinta, 25 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Exposição de 40 imagens realizadas por crianças brasilienses de 11 a 16 anos começa hoje em Londres
Mostra exibe olhar de ex-meninos de rua

PAULO HENRIQUE BRAGA
de Londres

Será aberta hoje em Londres uma exposição de fotos realizadas por ex-meninos e meninas de rua de Brasília.
O trabalho foi coordenado por Rankin, fotógrafo e publisher da revista "Dazed and Confused". A publicação é considerada a mais vanguardista do Reino Unido na abordagem de tendências de moda, música e comportamento.
Rankin esteve no Brasil em julho último, a convite do British Council. Ele trabalhou com crianças entre 11 e 16 anos, ex-meninos e meninas de rua que hoje vivem em albergues ou famílias hospedeiras. O grupo usou câmeras e material fotográfico trazido de Londres.
O fotógrafo disse que gostou especialmente da oportunidade de trabalhar com um grupo de pessoas cujo olhar não está "contaminado" por imagens da mídia, particularmente da publicidade.
Segundo ele, no começo as crianças fotografavam os assuntos que eram abordados quando a fotografia começou a se popularizar.
"Eram fotos da família, de rostos, fotos de grandes grupos com enquadramento convencional."
O fotógrafo afirmou que deixou que os alunos fotografassem como quisessem no começo, tentando depois orientar o trabalho para que cada um encontrasse sua própria identidade.
"Tivemos alguns acidentes, como várias crianças fotografando o sol, o que simplesmente não se faz", afirmou.
Rankin disse, porém, que o trabalho não foi realizado sem confrontos. "Muitas vezes, eles ficavam desapontados com seu trabalho ou com a minha avaliação sobre o trabalho deles."
Ele disse que tentou "ensinar a eles uma maneira de terem prazer com a fotografia e expressar coisas que sentem ou vêem".
"As pessoas não vão mudar se não têm oportunidade de experimentar as coisas. Se gostarem mesmo, vão levar em frente."
O material usado durante as aulas, incluindo um laboratório, foi deixado em Brasília depois de concluído o workshop, de duas semanas. Uma professora foi contratada para prosseguir com as aulas de fotografia para os alunos que quiserem continuar.
A mostra "Junior Jam: Brasília 97" fica até o dia 30 deste mês no Barbican Centre, em Londres. Depois, entre os dias 3 e 13 de outubro, os 40 trabalhos vão para a galeria da "Dazed and Confused".


Fotógrafos participantes da mostra: Cristovão Saraiva de Souza, Dênis Clarindo da Silva, Diana Franco, Elaine Rodrigues de Melo, José Henrique da Silva, José Roberto Bezerra Mariano, Josué Celestino Martinez, Júlio César Teodósio da Silva, Paulo Pereira da Silva.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.