São Paulo, quinta, 25 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO
Escritor suíço participou de palestra anteontem no clube Transatlântico, em SP
Daeniken insiste em tese sobre ETs

RICARDO BONALUME NETO
especial para a Folha

A palestra do escritor suíço Erich Von Daeniken anteontem à noite em São Paulo revelou que ele tem encontrado novos exemplos para provar sua tese, já com 30 anos de idade, mas ainda ridicularizada pela ciência, de que "eram os deuses astronautas".
Ele se move nas frestas do conhecimento científico. Se cientistas discordam de algo, lá vem o escritor com uma hipótese fantasiosa para "explicar" o fenômeno.
"Será que temos tantos véus diante dos olhos?", dispara ele aos céticos. "Devemos reaprender a perguntar 'por que não?'", concluiu ele ao final da palestra no clube Transatlântico, aplaudido por quase todo a platéia.
Mas, se por um lado ele faz o elogio da dúvida, por outro ele inventa conspirações quando julga necessário. Se até hoje não são conhecidos os "segredos das pirâmides" do Egito, é porque uma claque de pesquisadores tem impedido novas revelações.
O melhor antídoto para as elucubrações malucas de Daeniken é o que dizia outro sujeito que se interessava pela possibilidade de contato com extraterrestres, mas de uma estirpe bem diferente. Tratava-se -morreu recentemente- de um cientista.
O astrônomo americano Carl Sagan reconhecia o óbvio -que a Terra e o Sistema Solar são uma titica de galinha se comparados com o Universo e que é mais do que razoável que existam civilizações parecidas com a terrestre.
Os defensores de antigos astronautas "afirmam que existem casos numerosos de evidências arqueológicas que só podem ser entendidas pelo contato de civilizações extraterrestres com nossos ancestrais".
Conclui o astrônomo americano: "Nossos ancestrais não eram idiotas. Eles podem não ter tido alta tecnologia, mas eram tão espertos quanto nós".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.