São Paulo, terça-feira, 25 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Fatos e boatos sobre o atentado em NYC

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Se você estava no planeta nos últimos dias, deve ter recebido pelo menos um dos e-mails abaixo:
1. O mais popular dá conta de duas quadras de Nostradamus, aquele francês do século 16 que teria previsto desde a ascensão de Hitler à Revolução Francesa. Uma diz que "a terceira grande guerra vai começar quando a grande cidade estiver queimando" e "os dois irmãos tiverem sido separados pelo caos". Outra diz que "na cidade de York haverá um grande desmoronamento".
MENTIRA. De fato, Nostradamus criava frases tão vagas que podem ser encaixadas em qualquer situação, de batizado de nenê a terremotos na Bessarábia. O problema é que ele nunca escreveu as quadras acima. Foram inventadas por algum engraçadinho e se espalharam pelo mundo.

2. Outro que recebi sem parar faz a análise numerológica do atentado, concluindo que a presença do 11 foi definitiva. Acompanhe: o primeiro avião a atingir a torre era o vôo 11; 11 de setembro é o 254º dia do ano (2+5+4 = 11); 11.9 é a data (1+1+9 = 11); depois de 11 de setembro, há 111 dias até o final do ano; Nova York foi o 11º Estado a se juntar à União; há 11 letras em "New York City", "Afghanistan" e "The Pentagon"; havia 92 pessoas a bordo do vôo 11 (9+2 = 11) e 65 a bordo do vôo 77 (6+5 = 11); por fim, as torres pareciam dois números 1 antes de caírem.
PODE SER. As contas dão certo. Se isso quer dizer alguma coisa, são outros quinhentos...

3. Tem aquele da CNN. Sabe as imagens que a rede internacional de notícias mostrou, de alguns palestinos comemorando nas ruas o atentado terrorista? São de 1991...
MENTIRA!!! As imagens são verdadeiras, feitas pela Reuters no dia mesmo do atentado. A boataria começou com um estudante brasileiro da Unicamp, que teve inclusive de se retratar a pedido da CNN. Mas não pense que isso adiantou: continuo recebendo essa corrente.

4. Tem ainda as Weblings. É assim: você escreve as letras "NYC" (sigla de New York City) num documento de Word ou numa mensagem do Outlook Express, define tudo e muda a fonte da letra para Webling.
VERDADE. Vai aparecer uma caveira, uma estrela parecida com a estrela judaica de Davi e uma bomba, nessa ordem.

5. Por fim, aquela foto da Associated Press no momento em que o avião atinge a segunda torre e o prédio solta uma fumaça incrível. É a imagem que ilustra esta coluna. Se olhar bem, pode perceber um rosto diabólico desenhado na nuvem de pó.
PODE SER. Para céticos, há tantas caras na fumaça quanto há carneirinhos nas nuvens, tudo depende de quem vê. Vin Alabiso, vice-presidente de imagem da AP, garante que a imagem não foi alterada...

Hoje, excepcionalmente, não há a seção de notas "Mais Três Coisas", que volta na terça-feira que vem.
Internet: www.uol.com.br/sergiodavila
E-mail: sergiodavila@uol.com.br


Texto Anterior: DVD: "Cenários sonoros" compõem obra de Tati
Próximo Texto: Panorâmica - Televisão: "Tributo" arrecada US$ 100 milhões na sexta-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.