São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

RABICÓ

Patricia Stavis/Folha Imagem
A atriz Flávia Garrafa posa com o porquinho da sorte, Pink, no teatro Gazeta, onde reestreou a peça "Toc Toc"

Mascote do elenco da peça "Toc Toc", o porquinho de pelúcia Pink foi um dos poucos "sobreviventes" do incêndio que destruiu o teatro Cultura Artística, em agosto; dado à atriz Flávia Garrafa na estréia do espetáculo, ele voltou ao camarim na semana passada, quando a montagem foi retomada, agora no teatro Gazeta; a comédia francesa fica em cartaz até o dia 23 de novembro

ROCK

Rita toca na gracinha de Hebe

Sem notícias de seus instrumentos roubados em agosto, após um show em Curitiba, Rita Lee vai, aos poucos, repondo os equipamentos. Entre compras e empréstimos, a cantora ganhou uma contribuição inesperada. Recebeu de presente uma guitarra da apresentadora Hebe Camargo, que foi prontamente batizada de Gracinha. O instrumento, estreado no fim de semana passado, quando Rita fez shows em Cascavel e Foz do Iguaçu, volta a São Paulo amanhã, para a apresentação da cantora no HSBC Brasil. Por e-mail, ela falou à coluna:

 

FOLHA - Há quanto tempo tocava as guitarras que foram roubadas?
RITA LEE
- A Lucille, a Carmen e a Clarice eram guitarras vintage, que estavam comigo há pelo menos 35 anos. Snifff.

FOLHA - Como surgiu a idéia da Hebe te presentear? Ela ligou para saber qual modelo mais te agrada?
RITA
- A Hebe fez tudo na moita, entrou em contato com nosso produtor e disse que fazia questão de me dar a guitarra que eu quisesse, para ele ir na loja escolher e mandar a conta pra ela. Quando chegou um pacotão de presente e eu vi o cartão quase tive um treco, só poderia ser a Hebe para fazer tamanha generosidade. Daí que, em sua homenagem, chamei-a de Gracinha.

FOLHA - Como está sendo tocar uma nova guitarra depois de tanto tempo?
RITA
- Só fiz duas apresentações com ela e já deu para sentir que é uma filhota novinha -guitarras são fêmeas, violões são machos-, já com um puta som e que será tratada a beijinhos e carinhos sem ter fim.

FOLHA - Como se sente sem ter notícias dos equipamentos roubados?
RITA
- Nos primeiros dias fiquei meio abobada. Depois baixou em mim um PCC querendo fazer justiça com a próprias mãos, até que finalmente entrei numas zen e meditei sobre a prática do desapego, sobre a impermanência do universo, essas coisas espirituais. Mas como nunca fui santa eu também roguei uma praga: que os dedinhos dos ladrões entortem feito rabo de porco e não consigam tocar nos instrumentos, aqueles fihos da p....

Fogueira

O próximo índice de desmatamento que será divulgado pelo Inpe na segunda não trará boas notícias. Ainda sem números oficiais, o próprio ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, diz que não se repetiu, no mês de agosto, a queda de 68% verificada em julho em relação ao mesmo mês do ano passado. "Estão queimando tudo na Amazônia", diz Minc.

EXTINTOR
E no próximo mês Minc anuncia a criação do primeiro parque fluvial brasileiro, o do rio São Francisco. A iniciativa prevê que agricultores e pequenos proprietários de terras sejam remunerados pelo governo para reflorestar uma área de cem quilômetros. O investimento será de R$ 65 milhões. A meta, segundo o ministro, é "replantar 20 milhões de árvores nativas e frutíferas".

HEROÍNA
Marta Suplicy já comprou ingressos para o show de Madonna. A cantora é seu maior ídolo, segundo a ex-prefeita revelou na sabatina da Folha ontem.

RÉGUA
As pesquisas internas do PT mostram que Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Gilberto Kassab (DEM-SP) continuam disputando voto a voto quem vai para o segundo turno contra Marta. Os ataques de Alckmin, de acordo com essas sondagens, continuam estancando a subida de Kassab nas pesquisas.

QUERIDO SERRA
Ainda sem saber quem será seu adversário, Marta deve continuar poupando José Serra (PSDB-SP) de ataques mais agressivos. "Pelo menos por enquanto", segundo um dos coordenadores da campanha.

CANCELA
Enquanto o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) diz que recuou da adoção do pedágio urbano em São Paulo, o vereador Carlos Apolinário, líder do DEM na Câmara e da "tropa de choque" do prefeito, apresentou ontem um projeto instituindo a cobrança. O texto prevê que o pedágio seja implantado no centro expandido, hoje sujeito ao rodízio de veículos.

PRIMEIRO A ELEIÇÃO
Alvo de representação no Conselho de Ética do PSDB por apoiar Kassab, o secretário de Esportes, Walter Feldman, acredita que a resolução do seu caso possa ficar só para 2009. "O Sérgio Guerra [presidente do partido] me ligou e disse para esperar o início do segundo turno e não levar tudo a ferro e fogo. Isso deve ficar só para o ano que vem", diz. Tucanos kassabistas estão fazendo abaixo-assinados pedindo para serem incluídos como réus na representação, por também apoiarem o prefeito.

LINHA DIRETA
A TAM planeja abrir, em 2009, vôos diretos de Brasília para Miami e de SP para a África do Sul. A informação foi dada pelo presidente da empresa, David Barioni, para o ministro Luiz Barreto, do Turismo.

 
Outra possibilidade, de Belo Horizonte para os EUA, não é confirmada pela empresa.

JUSCELIN
De tanto dar dicas aos clientes sobre onde comer bem na Itália o dono do restaurante Piselli, Juscelino Pereira, resolveu juntar as próprias informações com dicas de clientes num guia a ser lançado no próximo ano. "Serei a ponte para passar dicas de amigos para amigos", diz ele, que já teve a obra apelidada de "Juscelin", em alusão ao famoso guia Michelin.

VAI, ALONSO!
O chef Ferran Adrià, estrela da Semana Mesa SP, que acontece em novembro, vai assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, com outros 13 espanhóis que participam do evento.

TELA ENGAJADA
Conhecida por abrigar espetáculos de dança e teatro, a sala Crisantempo, na Vila Madalena, também abrirá espaço para o cinema. No dia 8 de outubro, inaugura seu cineclube com a primeira edição paulistana do Fica, Festival Internacional de Cinema Ambiental que já acontece desde 1999 em Goiânia.
 
Durante três dias serão exibidos documentários vencedores da décima edição do festival. Entre eles, "Delta, o Trabalho Sujo do Óleo", "A Barganha Assassina" e "A Lenda da Terra Dourada", sobre migrantes tratados como escravos no Pará.

CURTO-CICUITO
O PIANISTA MICHEL LEGRAND se apresenta no Via Funchal no dia 28 de outubro, a partir das 21h30. Classificação: livre.
A THE WEEK carioca abriga a festa de abertura do Festival do Rio. A balada começa às 23h, no bairro da Saúde. 18 anos.
LEILAH MORENO canta na segunda-feira à noite na festa "Sensual Eazy", na boate Eazy, na Barra Funda. 18 anos.
A BANDA MONOBLOCO toca amanhã na Vila dos Ipês, na Vila Leopoldina. A casa abre às 23h30. Classificação: 18 anos.
PAULINHO MOSKA e Marco Vilane se apresentam hoje, a partir das 20h, no Ébano Bar. Classificação: 18 anos.
O MINISTRO CARLOS LUPI , do Trabalho, recebe o Prêmio Master do Turismo Brasileiro, em jantar da Confederação Nacional de Turismo no Terraço Itália.
ELBIO FERNANDEZ MERA e Ricardo Yazbek organizam jantar em homenagem a Luis Fernando Correa Bahamon, da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias.
JOHN BRISCOE , do Banco Mundial, e Conceição Andrade fazem coquetel de lançamento da campanha Guardiões da Floresta, em prol dos povos indígenas, em Brasília.
ELISA STECCA lança sua nova linha de jóias na loja One Up, com a abertura da exposição "Flora Sintética".

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Ponto final?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.