São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

João Ubaldo recebe prêmio Camões 2008

DA SUCURSAL DO RIO

Passado e presente da literatura brasileira foram celebrados anteontem à noite na Biblioteca Nacional, no Rio. Em cerimônia conjunta, o escritor João Ubaldo Ribeiro recebeu o prêmio Camões 2008, e foi inaugurada exposição em homenagem ao centenário de Machado de Assis.
"A minha proximidade afetiva com Machado é bem maior do que aquela como escritor", disse Ubaldo, pouco antes de receber o principal prêmio dado a autores de língua portuguesa -que lhe valeu 100 mil (R$ 267 mil).
Ubaldo disse que "é bom saber que, enquanto escritor da língua portuguesa, pude cumprir, pelo menos no ver de meus contemporâneos, a minha obrigação com seriedade, denodo e amor, porque é desta língua que vivo e nada mais me enaltece do que imaginar que esta língua me agradece".
A mostra "Machado de Assis: Cem Anos de uma Cartografia Inacabada" reúne 200 peças -entre fotos, manuscritos, periódicos, livros e cartas- que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional.
A exposição se divide em dois módulos. "Temas para um Dicionário Machadiano" distribui-se em pequenos verbetes ilustrados sobre as facetas do escritor: crítico, cronista, dramaturgo, romancista e, funcionário público.
"Machado de Assis e o Rosto da Cidade" relaciona vida e obra do autor com o Rio antigo. Todos os textos são de Machado. "Eu quero que as pessoas vejam o que os olhos de Machado alcançaram", diz Marco Lucchesi, curador da mostra, aberta até 8 de novembro.


Texto Anterior: Primavera dos Livros busca diversidade
Próximo Texto: Crítica: Com chef novo, Café Journal agora tem pratos elaborados e bem executados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.