São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Bioy Casares vê o Brasil

O Brasil é tema de um dos grandes escritores argentinos do século 20. Lançado na Argentina, "Unos Días en Brasil - Diario de Viaje" reúne apontamentos de Adolfo Bioy Casares (1914-99) feitos durante viagem a Rio, São Paulo e Brasília em 1960 -com fotos em preto e branco do próprio autor. Publicado pela portenha Compañia e ainda sem previsão de lançamento aqui, o livro foi escrito quando Bioy Casares participava de congresso do Pen Club, no Rio, com Alberto Moravia e Graham Greene. Até hoje, a obra tivera uma edição de 300 exemplares, que circulou apenas entre amigos.



// Sai autobiografia de Keith Richards
Com mais de 500 páginas, sai no Brasil em meados de novembro (ed. Globo) a autobiografia de Keith Richards, 66, o lendário guitarrista dos Rolling Stones. Em "Vida", que será lançado em inglês três semanas antes, ele relembra a infância no pós-guerra e o fascínio pelo blues ao ouvir os discos de Chuck Berry e Muddy Waters. Fala também da composição de clássicos do rock, como "Honky Tonk Women" e "Jumping Jack Flash", descreve as tours bombásticas pelos EUA e as rupturas e reconciliações com Mick Jagger. E trata também do lado B da fama -solidão e drogas.

Gilmore vem ao Brasil Jornalista das antigas da "Rolling Stone", Mikal Gilmore virá ao Brasil em maio para o 3º Congresso de Jornalismo Cultural (SP). É autor de "Ponto Final - Crônicas sobre os Anos de 1960 e Suas Desilusões" (Cia. das Letras), em que retrata o trio sexo-drogas-rock'n'roll pelos olhos de Bob Dylan, Morrison e Ginsberg -a quem conheceu.

Obama de Woodward
Sai nos EUA "Obama's Wars" ("as guerras de Obama", Simon & Schuster), do jornalista que desvendou, com Carl Bernstein, o caso Watergate (de Nixon). Vasculhou documentos internos e de arquivo da Casa Branca e centenas de horas de entrevistas para entender o jogo de forças no Afeganistão, Paquistão e contra o terrorismo.

Vidas na ditadura
Jovens que deixaram a vida pacata para defender seus ideais, durante o regime militar, são o tema de "No Avesso do Paraíso" (LF Editorial, tel. 0/xx/11/3936-3413). De autoria de Lucília Atas Medeiros, o livro-reportagem reconstitui o período entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1980, a partir de depoimentos de seis personagens.

A história de Ruth
"Ruth Cardoso - Fragmentos de uma Vida" (Globo) tenta traçar um retrato mais íntimo da antropóloga e ex-primeira-dama (1930-2008). Com centenas de depoimentos, o jornalista Ignácio de Loyola Brandão repassa a juventude na Araraquara (SP) dos anos 1940, a vida universitária a partir do anos 1950, o exílio e a volta ao Brasil.


Texto Anterior: Não ficção
Próximo Texto: Betancourt lança crônica do cativeiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.