São Paulo, sexta, 25 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme evita rótulo de regional

BRUNO GARCEZ
da Reportagem Local

O diretor Henrique de Freitas Lima diz que "Lua de Outubro" é o primeiro filme do Mercosul.
Co-produção entre Brasil, Argentina e Uruguai, o filme foi rodado em Santana do Livramento (RS) e em Rivera, no Uruguai.
A ação de "Lua" se desenrola nos pampas. "Região onde Brasil, Argentina e Uruguai são como um só país", afirma Lima.
A despeito das locações e do contexto histórico do filme, que se passa durante a Revolução Farroupilha, o cineasta diz que "Lua de Outubro" não é regionalista.
"É uma história universal, que mistura ação, romance e elementos de western. A revolução é apenas o pano de fundo."
Segundo o diretor, o rótulo de filme regional inviabilizou o sucesso comercial de diversos filmes, entre eles, o gaúcho "Anahy de Las Missiones", de Sérgio Silva, que teve recepção fria quando exibido na região Sudeste, em 97. Assim como "Lua", "Anahy" era ambientado durante a Revolução Farroupilha.
Entre os atores de "Lua de Outubro", estão dois argentinos, Alberto de Mendoza e Elena Lucena, e a espanhola Beatriz Rico. Segundo o diretor, a presença de estrangeiros no elenco deverá atrair o público dos países de origem dos atores.
"Lua de Outubro" tem estréia marcada na Argentina e no Uruguai para março do ano que vem. "Minha expectativa é muito grande. A última estréia de um filme brasileiro na Argentina foi há 12 anos atrás", afirma o cineasta.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.