UOL


São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOU DE TÁXI

Eles usam black-tie

Foi um deus-nos-acuda entre os taxistas do ponto mais próximo ao Hotel Fasano. Rogerio Fasano, o dono do lugar, pediu aos motoristas que passasem a trabalhar de terno e gravata. Acostumados a dirigir de camiseta de malha e boné, eles tiveram que mudar seus hábitos às pressas. "Tem que estar arrumadinho, né? Mas a gorjeta é boa", diz Urbano Bovolin, 78, um dos taxistas mais antigos daquele ponto.
 

Folha - E agora, seu Urbano?
Urbano Bovolin -
Agora ali só vai gente importante e pediram para a gente ficar sempre arrumado, de terno e gravata. Não podemos nem usar nada na cabeça. Sou careca, vivia de boina e agora não posso mais.

Folha - Mas o hotel dá o terno para vocês?
Urbano -
Não. Mas dando o emprego tá bom, né? Eu já tinha dois ternos. Este que eu estou usando foi o mesmo com que me casei, há 30 anos. Mas quem não tem, foi correndo para os brechós. A gente tem que estar bem vestido, o povo é muito chique.

Folha - E está difícil trabalhar arrumadinho assim?
Urbano -
Até que é tranquilo, porque quando faz calor pode tirar o paletó. Mas tem que ficar de gravata e camisa de botão, sempre branca. O problema é que tem uns "baianos" aqui que nunca usaram gravata e não sabem nem dar o nó.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Rodapé: A antropofagia lusitana de Alberto Pimenta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.