São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIA ABRAMO

MTV, quase 20 anos depois


Emissora, marco da década de 1990, aponta para o futuro com interatividade e humor


A MTV Brasil chega aos 19 anos.
Na semana que passou, comemorou o aniversário reapresentando vários de seus programas em quatro faixas de horário. A escolha foi por voto direto, no portal da emissora, e quem apresenta os programas são as duas mais recentes estrelas da casa, os comediantes Marcelo Adnet e Dani Calabresa.
Não deixa de ser curioso pensar na MTV como veterana, pelo menos para a minha geração. Em 1990, a MTV representava não apenas a possibilidade de ver, durante 24 horas, clipes e mais clipes. Para quem gostava de música pop, isso era, simplesmente, incrível. Significava, em primeiro lugar, informação atualizada sobre música, significava poder ver suas bandas prediletas em ação (mesmo que tivesse de aguentar um monte de baba no meio do caminho). Perto dos parcos e regulados programas que apresentavam videoclipes nos anos 80 -"Clip Trip", "Realce", "Clip Clip", entre outros-, a MTV era o máximo que um interessado em música poderia esperar. É claro que o "gosto" da MTV, no geral, tendia para o "mainstream" e que, de certa forma, ninguém era ingênuo a ponto de não saber que os videoclipes eram as melhores armas da indústria fonográfica para vender seus produtos. Ainda assim, a programação, esperta, tentava atender a diversos interesses, com programas como "Yo! MTV Rap", "Lado B" etc. Além disso, antes da disseminação das TVs por assinatura, a MTV tinha o charme de ser uma TV jovem feita por gente jovem. Era ágil, moderna, informal -é verdade que também, às vezes, a agilidade se confundia com movimentação excessiva e inútil e a informalidade parecia ser só um nome bonito para a inexperiência e o amadorismo-, mas, de qualquer maneira, aquilo que se fazia na MTV em termos de linguagem e de programação sempre parecia novo e excitante.
De algum tempo para cá, quando o negócio da música é completamente outro e a informação está na rede, a MTV teve de mudar. A interatividade, passo tão óbvio quanto necessário, deu fôlego novo à emissora, mas a aposta no humor parece ser das mudanças mais acertadas. Marcelo Adnet e Dani Calabresa estão, hoje em dia, entre os mais talentosos comediantes da TV. Eles são rápidos, falam sobre qualquer coisa e têm uma velocidade que combina com o novo ritmo das trocas infindáveis e incessantes de mensagens de vários tipos pela rede.
Talvez seja arriscado prever alguma coisa a essa altura, mas parece que essa junção, humor e rede, é que vai dar samba.

biabramo.tv@uol.com.br


Texto Anterior: Coleção aborda museu em Viena
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.