São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

34ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP
DRAMA


Yoji Yamada expõe a passagem do tempo e o peso das tradições

BRUNO YUTAKA SAITO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

"Um fabricante de tofu", costumava se definir o cineasta Yasujiro Ozu (1903-1963), autor de filmes sempre iguais, mas únicos ao mesmo tempo.
A Mostra deste ano reúne dois "tofus" de um de seus principais discípulos, o veterano Yoji Yamada, 79.
Nos anos 60, tempo dos radicais cinemas novos pelo mundo afora, Yamada soava conservador. Foi quando iniciou a série "É Triste Ser Homem", estrelada pelo personagem Tora-san, uma das mais longas da história. Durou até 1995, com 48 títulos.
Mas, assim como nos recentes "Sobre Seu Irmão" e "História de Kyoto", Yamada demonstra uma ousadia pouco perceptível para plateias ocidentais, já que a estrutura convencional e novelesca de tais filmes é o que costuma saltar aos olhos.
"Sobre Seu Irmão" chega até a fazer referência a Tora-san. A comédia dramática conta a história de Tetsuro, senhor já idoso, mas que ainda se comporta como um irresponsável "otouto" (irmão mais novo). Ovelha negra da família, ele retorna para o casamento da sobrinha, mesmo sem ter sido convidado e, bêbado, estraga a festa.
Assim como Tora-san, Tetsuro desafia rígidas convenções japonesas, já que é um outsider solteiro, sem emprego fixo ou tradicional. "Sobre Seu Irmão" soa como um retorno e ao mesmo tempo fim de um ciclo para o diretor.
Tom de crepúsculo também percorre "História de Kyoto". Feito em parceria com Tsutomu Abe e estudantes de cinema, o drama é uma espécie de aula prática, uma lição para seus discípulos.
Yamada retrata em tom saudosista a região de Uzumasa, em Quioto, que abrigava os estúdios Daiei, a "Hollywood do Oriente". Lá foram feitos clássicos como "Rashomon" (1950).
Habitantes locais dão depoimentos em tom de documentário, para logo em seguida também encenarem a convencional trama, sobre jovem bibliotecária que está dividida entre o namorado (filho de fabricantes de tofu que sonha em ser comediante) e um acadêmico.

SOBRE SEU IRMÃO

DIREÇÃO Yoji Yamada
QUANDO hoje (18h50) e qui. (17h10), no Unibanco Arteplex; 3/ 11 (19h40), Cinemateca; 4/11 (15h40), Cine Livraria Cultura 1
AVALIAÇÃO bom



HISTÓRIA DE KYOTO

DIREÇÃO Yoji Yamada e Tsutomu Abe
QUANDO qui. (19h40), no Unibanco Arteplex 2; sex. (20h40), no Cine Livraria Cultura 1; sáb. (20h10), no Espaço Unibanco Pompeia 1; dom. (15h50), no Espaço Unibanco 3
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: 34ª Mostra Internacional de Cinema de SP - Crítica/Drama: "Filme do Desassossego" trai obra de Pessoa
Próximo Texto: Autor de "Necronauta" aborda cangaceiros em "Bando de Dois"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.