São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011

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Walmart inaugura museu de arte nos EUA

Espaço da rede de varejo, que já tem a pintura mais cara do país, ambiciona reunir acervo com excelência americana

O Crystal Bridges Museum of American Art, com quase 19 mil m², abre em 11 de novembro no Arkansas

DENISE MOTA
COLABORAÇAO PARA A FOLHA

A Walmart, maior rede de varejo do mundo, entra com estrondo no mercado da arte nas próximas semanas, nos Estados Unidos.
No dia 11 de novembro, o Crystal Bridges Museum of American Art abrirá as portas do que será um dos mais impactantes espaços expositivos do planeta: com quase 19 mil metros quadrados (instalados em um terreno de mais de 48,5 hectares), tem o dobro do tamanho do Whitney Museum of American Art, de Nova York, por exemplo.
Desenhado pelo arquiteto Moshe Safdie, abrigará uma coleção de 600 pinturas e esculturas (produzidas de 1650 em diante) e, segundo espera sua fundadora, a herdeira do Walmart Alice Walton, colocará a pequena Bentonville (cidade de 35 mil habitantes, no Arkansas, onde nasceu a empresa) no circuito internacional de arte.
A instituição é fruto de um projeto alentado há mais de duas décadas por Walton, 62, filha do fundador do Walmart e a 21ª pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio de US$ 21 bilhões (R$ 37 bi).
Entre as joias garimpadas está "Kindred Spirits" (1849), de Asher B. Durand, marco da arte norte-americana, adquirido em uma operação que causou barulho nos Estados Unidos.
O quadro foi arrematado por Walton em 2005 por um valor estimado em US$ 35 milhões, maior quantia paga por uma pintura norte-americana, segundo a casa leiloeira Sotheby's.
"O museu busca adquirir os melhores trabalhos disponíveis da história de nossa nação. Um de nossos desafios é construir um grande acervo no século 21, uma vez que muitas obras históricas já são parte de outras instituições mais antigas", diz à Folha o diretor-executivo do Crystal Bridges, Don Bacigalupi.
Apesar da aparente preocupação numerológica do dia de abertura, Bacigalupi afirma que a data seguiu razões essencialmente práticas. "O dia 11 de novembro é feriado nacional nos EUA, em homenagem aos nossos veteranos [de guerra]. E também é uma data difícil de esquecer."
De acordo com o diretor-executivo, a expectativa é que o museu atraia 250 mil visitantes em seu primeiro ano de funcionamento.
Para a construção do espaço, o grupo Walmart contribuiu com US$ 800 milhões.



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