São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba um pouco sobre os "explicadores"

DA REPORTAGEM LOCAL

Josimar Melo tinha 15 anos e estava saindo de um "estafante jogo de futebol no colégio" quando trombou pela primeira vez com uma "proibida latinha de cerveja em um bar ao lado do campo".
Essa é a primeira das muitas memórias que o jornalista coleciona sobre o objeto de seu livro. A sua obsessão pela cerveja é compatível com a dos outros "explicadores" pelos seus temas.
O interesse de Amir Labaki por "2001: Uma Odisséia no Espaço" é tão grande que, quando o hoje crítico de cinema saiu de seu primeiro contato com o filme, na escuridão do velho cine Comodoro, decidiu fazer para a escola em que estudava um audiovisual sobre o programa espacial dos EUA, usando temas da obra de Kubrick como trilha. Ele diz que decidiu fazer o livro para convidar a geração de seu filho, Luís Felipe, 11, a entrar no universo do filme, que será relançado em... 2001.
Maria Ercilia, autora de "A Internet", diz que "tropeçou" com seu tema por acaso, em 1992. "Comprei um computador e resolvi adquirir junto um modem, sei lá por quê. Achava que algum dia ia querer escrever num computador aqui e mandar para outro acolá", conta. Desde então, vem fazendo diariamente isso: escreve aqui, manda para acolá.
O envolvimento de Mônica Teixeira com seu tema, o sequenciamento do genoma humano, começou em 1997. Ela trabalha com jornalismo científico desde sua entrada na profissão, em 74, e já fez documentários para a TV sobre o tema de seu livro.


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: CNBB pede que FHC não se deixe cooptar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.