São Paulo, quarta, 25 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Público de Paris aplaude "Central'

MARIANA SGARIONI
de Paris

A primeira projeção em Paris do filme "Central do Brasil", de Walter Salles, aconteceu na noite de anteontem, após a entrega do 5º Grande Prêmio de Cartazes de Cinema de 1998, no teatro Marigny, na avenida Champs Elysées.
Estavam presentes o diretor Walter Salles, o ex-ministro da Cultura Jacques Lang, a atriz Cristiana Reali, o diretor Patrice Leconte.
Após a exibição, a platéia, composta apenas por convidados, aplaudiu de pé. "Na França, a relação do cinema brasileiro com o público é mais afetiva, mais próxima que nos EUA", disse Salles.
De acordo com o diretor, o mais importante, no momento, é que o cinema brasileiro volte a ter produções constantes.
"Precisamos criar o hábito, a cultura do cinema brasileiro, que tem de ser feito, antes de mais nada, para o público brasileiro. O sucesso de crítica, em diferentes latitudes, não garante o sucesso de público."
²
Outra pré-estréia
O jornal francês "Le Monde" promoveu aos seus leitores, na mesma noite, uma outra pré-estréia, seguida de um debate com o diretor Walter Salles.
Na próxima semana, o filme será destaque do caderno de cultura do jornal e do guia semanal "Pariscope". Ontem, a Fundação La Poste, o correio da França, organizou uma segunda noite de projeção do filme. A estréia de "Central do Brasil" no circuito de cinemas franceses está prevista para 2 de dezembro. Haverá outras três pré-estréias em Paris. Em todo o país, 80 cinemas estarão exibindo o filme.
Com a exibição de "Central do Brasil" na França, "Terra Estrangeira", o penúltimo filme de Salles, voltará a alguns cinemas de Paris.
Segundo Salles, até o final do ano, haverá mais de 30 lançamentos de "Central do Brasil", entre Europa e EUA. O diretor estará participando das pré-estréias na Itália, Áustria e Alemanha.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.