UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Espectadora se divide entre heroína e vilã

João Miguel Jr./TV Globo
A AMAZONA Ana Paula Arósio salta de cavalo em gravação da minissérie "Um Só Coração", que estréia dia 6 na TV Globo; praticante de equitação, a atriz dispensou dublês para fazer cenas de ação

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pesquisas de grupo realizadas pela TV Globo para avaliar a aceitação de "Celebridade" mostram que as telespectadoras da novela se identificam, nesta ordem, com a mocinha (Maria Clara, Malu Mader), com a amiga da mocinha (a sacoleira Eliete, Isabela Garcia) e com a inimiga da mocinha (a vilã Laura, Cláudia Abreu).
Os grupos de telespectadores responderam à pergunta "Qual das mulheres da novela você gostaria de ser?", segundo o autor de "Celebridade", Gilberto Braga.
De acordo com a Globo, a pesquisa mostrou que Malu Mader é um "ícone" das mulheres e que a personagem Eliete atrai por causa da "alegria", "simpatia" e por ser a "mais esperta" da novela ("enxerga as maldades de Laura").
A identificação com a vilã Laura, explica a Globo, é porque ela "conduz a história", "é forte", "tem controle sobre tudo".
A preferência por vilãs é um fato relativamente novo nas pesquisas da Globo. Jezebel (Elisabeth Savalla), a maldosa da atual novela das seis, "Chocolate com Pimenta", também atrai as telespectadoras.
Antes, apareceram como "admiradas" Adma (Cassia Kiss), de "Porto dos Milagres" (2001), e Selma (Alessandra Negrini), de "Desejos de Mulher" (2002).

OUTRO CANAL

Esperança
Ao final das gravações de seus programas no SBT, na última quinta, Silvio Santos fez um discurso aos funcionários da emissora. Disse que 2003 foi um ano difícil e que espera ver os corredores do SBT cheios de gente de novo em 2004.

Investigação
A procuradora da República Eugênia Fávero encaminhou à Record ofício pedindo informações sobre a programação religiosa da emissora, acusada pelo movimento negro de demonizar as crenças afro-brasileiras. Há duas semanas, ela recebeu representação de lideranças negras pedindo abertura de ação civil pública contra a Record.

daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.