UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10% do arquivo já se encontra catalogado

DA REPORTAGEM LOCAL

Em cerca de um ano e meio de pesquisa concreta (foi consumido o ano anterior para captação mínima de recursos), a equipe coordenada pela professora Maria Cristina Castilho Costa catalogou e analisou 10% do "Arquivo Miroel Silveira - A Censura em Cena".
A perspectiva é que o trabalho dure ao todo nove anos, tal a demanda por minúcias e cruzamentos de dados no manuseio do acervo.
Segundo a bibliotecária e coordenadora administrativa do projeto, Analúcia Recine, 41, são necessários R$ 250 mil (já foram gastos R$ 30 mil) para catalogar os documentos e disponibilizar seu conteúdo essencial na internet.
A primeira etapa do site deverá ir ao ar em 31 de março de 2004, uma data emblemática, quando serão lembrados os 40 anos da instalação do regime militar, em 1964 -que expirou em 1985.
Entre os 11 integrantes da equipe atual há bolsistas da Fapesp, CNPq e da USP.
"Já batemos à porta de algumas empresas, mas até agora nenhuma se interessou", afirma Costa.
Além da história do teatro, a pesquisa contempla áreas como cinema, televisão, sociologia, política, arquitetura e preservação de documentos. (VS)


Texto Anterior: Teatro mudo
Próximo Texto: Para censor, Guarnieri era "Lênin redivivo"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.