São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Espírito natalino invade programação da TV paga

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Eis que, enfim, nós que conseguimos chegar ao Natal podemos desfrutar dele. Terminou a tortura de imaginar o presente ideal para os seres amados, de percorrer shoppings, bazares e o comércio popular. De produzir uma ceia suficientemente igual à do ano passado para não fugir à tradição e suficientemente diferente para não provocar monotonia no pessoal. Chega de enfrentar o trânsito homicida.
Jesus finalmente chegou à Terra: em vista da magnitude do evento, podemos comer as nozes, o sorvete e suas infinitas calorias com culpa reduzida. Enfim, se existe um dia de relaxamento no ano, é hoje, e os canais de TV paga já captaram o espírito da coisa.
Assim, o Telecine Action, que dia após dia nos atira no mundo das piores atrocidades (e, o que é pior, dos filmes mais vagabundos), hoje muda o tom. Dedica a tarde a "Parque dos Dinossauros" (13h30), seguido de "Mundo Perdido - Jurassic Park" (15h45). A eles segue-se "O Chacal" (18h05). Depois do parêntese "Agente Biológico" (20h20), o dia fecha-se com "True Lies" (22h). De modo geral, só filmes família e "blockbusters".
A HBO vai mais ou menos na mesma toada e tem sua melhor atração às 18h45, quando exibe "Homem-Aranha 2", belo exemplar das aventuras desse herói aprisionado em sua própria teia. O canal dá uma derrapada mais à noite, já que "Sobre Meninos e Lobos" (22h45) é um drama pesado para um dia como este.
Mesmo o Canal Brasil segue a regra e traz dois programas bem descontraídos: "Pequeno Dicionário Amoroso" (18h30) e "Deus É Brasileiro" (21h).
A tradição de mostrar a vida de Cristo fica por conta do Telecine Cult. Com "A Paixão de Cristo" (22h), não privilegia o maravilhoso, e sim o rancor: toda a ênfase vai para a tortura. É o Natal dos masoquistas.

TV ABERTA

"A Volta ao Mundo" recria clássico de Julio Verne

O Grinch
Globo, 14h30.
(Dr. Seuss" How the Grinch Stole the Christmas). EUA, 2000, 105 min. Direção: Ron Howard. Com Jim Carrey. Carrey é o Grinch, criatura que odeia tanto o Natal que decide roubar dos habitantes de uma cidade tudo que se refira à data.

Castelo Rá-Tim-Bum
Cultura, 16h30.
Brasil, 2000. Direção: Cao Hamburger. Com Marieta Severo. Aventuras de uma família de mágicos, tendo por centro o desejo de libertação do aprendiz Nino. Produção infantil brasileira baseada na bem-sucedida série de televisão.

Assalto em Las Vegas
SBT, 20h30.
(3.000 Miles to Graceland). EUA, 2001, 125 min. Direção: Damien Lichtenstein. Com Kurt Russell. O ponto de partida é bom: sósias de Elvis Presley se reúnem num hotel de Las Vegas. Uma gangue tratará de se fantasiar de Elvis para roubar o cassino anexo ao hotel.

Jesus de Nazaré
Record, 20h30.
(Jesus of Nazareth). Inglaterra/Itália, 1976, 270 min. Direção: Franco Zeffirelli. Com Robert Powell. Cristo segundo Zeffirelli, isto é, com alma de coroinha.

Sou Espião
Globo, 22h50.
(I Spy). EUA, 2002, 97 min. Direção: Betty Thomas. Com Eddie Murphy. Retomada de uma série de TV dos anos 60. Aqui, o espião, tendo como missão recuperar o avião mais moderno do mundo, escolhe como parceiro um ex-pugilista (Murphy).

Um Dia de Louco
Globo, 0h30.
(Mixed Nuts). EUA, 1994, 97 min. Direção: Nora Ephron. Com Steve Martin. Especialista em ajudar suicidas tem de se entender com um proprietário que quer despejar sua agência para fins de especulação imobiliária.

Lili, Minha Adorável Espiã
Bandeirantes, 0h30.
(Darling Lili). EUA, 1970, 105 min. Direção: Blake Edwards. Com Julie Andrews, Rock Hudson, Jeremy Kemp. Andrews é a cantora inglesa que se torna, durante a Primeira Guerra, espiã a favor da Alemanha.

Máquina Quase Mortífera
SBT, 1h15.
(National Lampoon's Loaded Weapon 1). EUA, 1993, 83 min. Direção: Gene Quintano. Com Emilio Estevez, Samuel L. Jackson. Dois policiais, furiosos com o assassinato de um colega, decidem perseguir o criminoso. A velha fórmula da paródia volta a ser utilizada com resultados precários.

A Volta ao Mundo em 80 Dias
Globo, 2h10.
(Around the World in 80 Days). EUA, 1956, 167 min. Direção: Michael Anderson. Com David Niven, Cantinflas, Shirley MacLaine, Robert Newton. Phileas Fogg (Niven) é o nobre inglês que aposta, em 1872, ser capaz de dar a volta ao mundo em 80 dias. Lança-se à aventura em companhia do fiel criado Passe-Partou (Cantinflas). Adaptação grandiosa e feliz do romance de Julio Verne.

Força Excessiva
SBT, 3h.
(Excessive Force). EUA, 1993, 82 min. Direção: John Hess. Com Thomas Ian Griffith. O próprio Griffith escreveu o roteiro do filme e se colocou na pele do heróico policial disposto a combater crimes e artimanhas de Burt Young.

O Príncipe e o Vira-Lata
SBT, 4h30.
(The Pooch and the Pauper). EUA, 1999. Direção: Alex Zamm. Com Richard Karn."O Príncipe e o Mendigo" em versão canina, a saber: Liberty, o cão do presidente, acaba sendo confundido com Moocher, vira-lata que foge da carrocinha. Moocher vai com o presidente, e Liberty vai parar na carrocinha. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Acordei com cara de peru!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.