São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microssérie de qualidade ganha pacote

Caixa de DVDs é lançada com o making of e as duas temporadas de "Hoje É Dia de Maria", de Luiz Fernando Carvalho

Destaque fica por conta do trabalho plástico realizado pela equipe que cresce com o diretor, que comemora 20 anos de TV em 2007

ESTHER HAMBURGER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

E stá disponível nas lojas uma caixa de DVDs com o making of inédito de 40 minutos e as duas temporadas de "Hoje É Dia de Maria". São três discos, contendo cerca de nove horas e meia de gravação e um livreto. A coleção vale pela microssérie, mas também pelo que permite pensar sobre o estilo que o diretor Luiz Fernando Carvalho vem consolidando.
O seriado foi destaque de qualidade nas produções da TV aberta em 2005. O roteiro é baseado nas compilações de contos populares publicadas por Câmara Cascudo, fonte também de adaptações cinematográficas como o filme "A Marvada Carne", de André Klotzel. A matéria-prima rende. Luiz Fernando assina a adaptação com Luís Alberto de Abreu, parceiro constante. O destaque fica por conta do trabalho plástico realizado por uma equipe que cresce junto com o trabalho do diretor, que comemora 20 anos de TV em 2007.
Gravado em vídeo digital, montado do lado de lá da rua, em frente aos estúdios de Jacarepaguá, "Hoje É Dia de Maria" busca a atmosfera onírica, a linguagem do circo-teatro, a arte da reciclagem, elementos que o dia-a-dia da produção televisiva despreza em favor de um tom naturalista.
O visual da microssérie, cheio de detalhes, destoa de qualquer coisa em exibição na TV e compensa o som às vezes difícil. O documentário revela lances da feitura do trabalho que poderiam passar desapercebidos em meio ao excesso barroco que caracteriza a atmosfera da minissérie.
O documentário permite ainda acompanhar o intenso trabalho de preparação de atores. Profissionais como Rodrigo Santoro e Letícia Sabatella falam do desafio de interpretação que o trabalho exigiu. Atores consagrados e profissionais que trabalham em diversas áreas de criação (legendas apresentando as pessoas facilitariam a identificação) saúdam a possibilidade de ir além do feijão-com-arroz de todo dia.
Os DVDs de "Hoje É Dia de Maria" permitem visualizar o trabalho de Luiz Fernando e equipe em perspectiva. Em fase final de filmagem, "A Pedra do Reino", primeira de uma série de adaptações literárias regionais que comporá o projeto "Quadrante", aprofunda a busca de uma linguagem operística presente na antecessora.
A nova microssérie é uma co-produção da TV Globo com a paulista Academia de Filmes, com estréia prevista para junho do ano que vem. Atenção para os depoimentos de João Irênio, Luciana Buarque e Raimundo Rodrigues, da equipe de arte de "Hoje É Dia de Maria", e que estão agora em Taperoá, sertão da Paraíba, dando continuidade a uma linha de trabalho que se nutre de esforços coletivos e atmosferas densas. Vale conferir o encanto.


HOJE É DIA DE MARIA     
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Distribuidora: Som Livre (R$ 119,90, em média)



Texto Anterior: Em carta de 1979, autor autoriza projeto de diretor
Próximo Texto: Música: Partimpim canta para toda infância
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.