São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

ZUZA HOMEM DE MELLO, musicólogo e crítico musical: "Ele teve importância vital nas marchinhas carnavalescas, ocupando com Lamartine Babo a posição de maior destaque nessa arte. "Chiquita Bacana" é a melhor marchinha da história. E "Copacabana" deu novo rumo à música brasileira."

LECI BRANDÃO, cantora: "Ele foi um dos compositores que mais se dedicou à música carnavalesca, coisa que hoje quase não existe mais"

ARLINDO CRUZ, sambista: "Tinha a qualidade de escrever sobre o que o povo gosta de ouvir. Não queria ser rebuscado, mas era muito bonito"

NEI LOPES, compositor: "Braguinha atravessou várias etapas da MPB, firmou-se como mestre e viveu uma trajetória luminosa. Como compositor, agradeço pela lição que deixou e pela beleza de sua obra"

JOÃO BOSCO, cantor: "Braguinha entendeu o Brasil como poucos e traduziu o país para as pessoas em geral, sem distinção de classe. Fez composições para todas as faixas etárias, para todas as épocas do ano. Braguinha tomou o Rio para si e falou de certos lugares com inspiração e intimidade, como Copacabana. Quem não gostaria de a qualquer momento estar cantando pelas ruas "A estrela dalva/ No céu desponta/ E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor...'"

MARLBORO, DJ: "Não existe compositor de música popular mais pop no Brasil do que o Braguinha"

PERCIVAL PIRES, presidente da Mangueira: "A Mangueira está de luto. Nos anos de ouro do Rio, ele preparou todas as lenhas que incendiavam a fogueira do Carnaval. Foi inspirada nas obras dele que a Mangueira saiu campeã no Carnaval de 84. A Mangueira do Amanhã vai reeditar o enredo "Yes, nós temos Braguinha". Esperávamos contar com ele, infelizmente não deu"

NANA CAYMMI, cantora:
"É o compositor mais importante do país, com marchinhas, sambas-canção. Não tem nada mais bonito do que "Copacabana". Era um doce de pessoa. Hoje o céu está em festa, Deus quis ouvir "Carinhoso" de perto"


Texto Anterior: Morre João de Barro, o Braguinha, aos 99
Próximo Texto: Memória: Compositor foi o mestre das marchinhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.