São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRAMBOESA DE OURO

Adaptação dos quadrinhos com Halle Berry concorre em 7 categorias

"Mulher-Gato" lidera os piores

DA REPORTAGEM LOCAL

As indicações para o Prêmio Framboesa de Ouro, que elege os piores filmes do ano, também foram divulgadas ontem em Los Angeles. Os vencedores serão conhecidos em 26 de fevereiro, um dia antes da cerimônia do Oscar.
"Mulher-Gato" lidera a disputa e concorre em sete categorias: filme, atriz principal (Halle Berry, que ganhou o Oscar por "A Última Ceia", em 2002), diretor (Pitof, apelido e nome artístico de Jean-Christophe Comar), atriz coadjuvante (Sharon Stone), ator coadjuvante (Lamert Wilson), casal e roteiro.
Em segundo lugar, está "Alexandre", indicado a seis prêmios: filme, ator (Colin Farrell), atriz (Angelina Jolie, que foi indicada também por sua atuação em "Roubando Vidas"), ator coadjuvante (Val Kilmer), diretor (Oliver Stone) e roteiro.
"Sobrevivendo ao Natal", "As Branquelas" e "Bebês Geniais 2: Super Bebês" também estão na disputa pelo prêmio de pior filme do ano passado.
Nesta edição, a irônica premiação ganha também um tom político, expresso pelas cinco indicações do documentário "Fahrenheit 11 de Setembro", de Michael Moore, que discute as razões que levaram os EUA à Guerra do Iraque.
O presidente norte-americano, George W. Bush, disputa na categoria pior ator; a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, e a cantora Britney Spears concorrem a pior atriz coadjuvante e o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, a pior coadjuvante.
A quinta indicação é para pior casal: Bush e Rice ou Bush e sua cabra de estimação.
Os concorrentes de Bush nessa categoria são Ben Affleck e Jennifer Lopez (ou Liv Tyler) em "Menina dos Olhos"; Halle Berry e Benjamin Bratt (ou Sharon Stone) em "Mulher-Gato"; as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen em "No Pique de Nova York"; e os irmãos Wayans em "As Branquelas".
As indicações são feitas por 650 profissionais de cinema, jornalistas da área e fãs, americanos e de outros 15 países.

Maior perdedor
Em sua 25ª edição, o Framboesa de Ouro vai realizar ainda uma premiação especial, o Pior dos Nossos Primeiros 25 Anos, que faz uma "homenagem" àqueles que tiveram mais indicações desde a criação do prêmio, em 1980.
Na categoria de maior perdedor, estão Kim Basinger (sete vezes indicada), Angelina Jolie (que, com as duas deste ano, soma sete indicações), Ryan O'Neal (seis), Keanu Reeves (sete) e Arnold Schwarzenegger (oito indicações, uma delas neste ano por "Volta ao Mundo em 80 Dias").
Há outras categorias dedicadas aos piores filmes, divididas em drama, comédia e musical.


Texto Anterior: Para autor da canção, era uma "brincadeira"
Próximo Texto: 18ª SP Fashion Week: Universo lúdico de Sommer emociona no último dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.