São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tom Jobim é tema de filmes e caixa de DVDs

A história do maestro e compositor será contada em dois documentários de Nelson Pereira dos Santos; DVDs têm direção de Roberto de Oliveira

DA REPORTAGEM LOCAL

Continuam repletas de novidades as homenagens a Tom Jobim, que, se estivesse vivo, teria completado 80 anos ontem. Além da festa em si, dos CDs com releituras de sua obra, o compositor é tema de dois documentários de Nelson Pereira dos Santos e da caixa de DVDs "Maestro Soberano", lançamento dos selos Jobim/ Biscoito.
Pensada pelo próprio Jobim como deixa para um filme de ficção, sua história será contada pelo diretor Nelson Pereira dos Santos ("Vidas Secas", "Rio 40 Graus") em dois longas-metragens que ficam prontos neste ano, mas só devem estrear em 2008.
"A idéia do Tom era fazer uma ficção. Conversamos muito sobre isso, mas acabou não saindo", conta Santos. O projeto, diz, surgiu quando ele e Jobim faziam um programa especial para a extinta TV Manchete, no qual o maestro contava a história da música brasileira.
Foi o diretor Marco Altberg quem retomou a proposta, diz Santos, inspirado em "Um Homem Iluminado", biografia do compositor escrita por sua irmã Helena Jobim.
A partir de roteiro realizado pela cantora Miúcha, e baseado no livro de Helena, Santos criou os documentários "Um Homem Iluminado", biografia do compositor, e "A Música de Tom Jobim", um musical sobre sua obra.
O formato, adianta ele, será parecido aos dois filmes que fez sobre o historiador Sérgio Buarque de Holanda, "Raízes do Brasil". O primeiro, será um "retrato afetivo" de Jobim, composto por depoimentos de suas irmãs, filhos, netos e amigos, que será entremeado por cenas de um grupo de teatro, que fará uma reconstituição "não realista" da época.
"É uma tentativa de recriar os "anos dourados" do Rio de Janeiro, principalmente a década de 50", explica Santos. Para isso, ele diz contar com um farto material, disponibilizado pelo Instituto Antonio Carlos Jobim, formado por filmes, vídeos, fotografias etc.
Já "A Música de Tom Jobim" é um filme de "montagem", afirma o diretor, que está em fase de pesquisa e depende de liberações de direitos autorais para ser finalizado. "Ele tratará tanto da obra popular quanto da sinfônica", fala Santos.
Para tratar desse material, o diretor o dividiu em três partes, "os temas preferidos de Tom Jobim": o Rio de Janeiro, as mulheres e a natureza.

DVDs
A caixa de DVDs "Maestro Soberano", que deve chegar às lojas na próxima semana, contém três títulos, também separados por temas. Segundo o diretor do projeto, Roberto de Oliveira -também responsável pelos DVDs de Chico Buarque-, o pacote foi feito com a intenção de apresentar Tom Jobim aos mais jovens.
O material é formado, especialmente, por imagens de arquivo da TV Bandeirantes, onde Oliveira dirigiu musicais com o compositor.
(ADRIANA FERREIRA SILVA)


Texto Anterior: Crítica: Músico alcança ponto de equilíbrio ideal
Próximo Texto: Fabio Caramuru interpreta 28 Jobinianas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.