São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indiana narra choque entre mãe e filho

Thrity Umrigar, do best-seller "A Distância Entre Nós", fala de "A Doçura do Mundo", seu novo romance

DA REPORTAGEM LOCAL

Nascida em 1961 em Bombaim, a indiana radicada nos Estados Unidos Thrity Umrigar faz sucesso com romances de notórias tintas autobiográficas. No Brasil, seu "A Distância Entre Nós" (2005), a história de conflitos entre duas mulheres, patroa e empregada, por conta das diferentes castas a que pertencem, vendeu mais de 100 mil exemplares.
Não é surpresa, portanto, que seu novo romance, "A Doçura do Mundo" chegue agora ao país com tiragem inicial de 120 mil cópias. Seu novo livro narra o "choque cultural" entre uma mãe e seu filho. Tehmina, recém-viúva, deixa Bombaim e, a convite do filho Sorab, muda-se para a casa dele e de sua mulher americana, nos EUA.
Lá, num subúrbio tranqüilo de Cleveland, em Ohio, ela sente falta da "acalorada atividade" e "ânimo" da vida nas ruas de Bombaim, como diz Umrigar, à Folha. "Talvez se ela tivesse se mudado para Nova York ou outra grande metrópole a transição teria sido mais fácil. Além disso, o romance mostra que ela sente falta do senso de responsabilidade e do interesse que as pessoas têm umas pelas outras em Bombaim".
É justamente este senso que acaba virando o jogo a favor de Tehmina. Ao se envolver com os problemas de dois meninos, vizinhos de Sorab, seu impulso maternal, que Umrigar diz ser o apelo "universal" de seu romance, acaba fortalecendo o personagem.
"Tehmina entra em contato com qualidades que associamos à maternidade, à idéia de se importar com os outros. E como muitas pessoas mais velhas, Tehmina estava correndo o perigo de ser marginalizada, sem serventia, apesar de ter uma família amorosa. O seu envolvimento com a vida dos outros a traz de volta à vida." Nascida em Bombaim, como sua personagem principal, Thrity Umrigar mora nos Estados Unidos desde os 21 anos, 17 deles trabalhando como jornalista, para o "Washington Post" e "Boston Globe", entre outros periódicos, além de ensinar literatura e redação criativa.
Como Sorab, ela vive em Cleveland, Ohio. E diz que o filho de Tehmina espelha mais sua realidade de imigrante nos EUA: "Acho que me identifico mais com Sorab, suas lutas e sucessos, do que com Tehmina.
Afinal ela vai para os EUA involuntariamente, devido às circunstâncias da vida. Eu, como Sorab, vim voluntária e alegremente. Isso faz uma grande diferença no comportamento. Além disso, Tehmina imigra já como uma senhora de idade, em vez de uma jovem. Isso também faz imensa diferença." (EDUARDO SIMÕES)

A DOÇURA DO MUNDO
Autora:
Thrity Umrigar
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Nova Fronteira
Quanto: R$ 34,90 (304 págs.)


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Rodapé literário: A miscelânea sem receita de Leopardi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.