São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

ESTRÉIA

A brasileira "Anabel" remete a Poe e aos anos 30

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REDAÇÃO

O Nickelodeon, canal infantil da TV a cabo, estréia hoje, ao meio-dia, o seu primeiro desenho animado produzido no Brasil. "Anabel" retrata uma garotinha brasileira que vive na década de 1930, é apaixonada por literatura e convive com personagens surreais, como animais que escrevem e fungos que falam.
O desenho é ancorado na literatura, com inúmeras referências a autores e obras que, apesar de clássicos, não devem ser facilmente identificados pelo público-alvo do desenho, as crianças. O principal escritor do qual o desenho tira inspiração é Edgar Allan Poe, um dos maiores autores do gênero policial e do suspense.
O nome da menina, por exemplo, remete à Annabel Lee, personagem de poema de Poe. O tom das aventuras de Anabel, uma mistura de história de detetives com realismo fantástico, também lembra alguns contos do autor americano, ainda que em versão bastante atenuada.
Além das referências literárias, o desenho também busca situar a audiência no cenário "incomum" da trama, o Brasil do início do século passado: vemos bondes elétricos e automóveis antigos circulando pelas ruas, além de Anabel e sua família ao pé do rádio, hipnotizados pelas radionovelas da época.
A noção de diversão da menina também pode parecer estranha para a garotada acostumada com o esquema "computador-videogame-TV" do século 21: vai para a pracinha e senta-se para ler.
O desenho, bem realizado, é exemplo da evolução da animação brasileira nos últimos anos. Mais do que isso, suas referências literárias e sua protagonista bibliófila podem prestar grande serviço à audiência, estimulando-a a seguir o exemplo de Anabel.


Anabel
Quando:
hoje, às 12h, no Nickelodeon


TV ABERTA

Heroísmo e humanidade são tema de "Os Eleitos"

Felpudo, o Cão Enfeitiçado
SBT, 14h15.
(Shaggy Dog). EUA, 1994, 88 min. Direção: Dennis Dugan. Com Ed Begley Jr.. Jovem com pretensões a cientista pronuncia umas palavras mágicas. Em vez do efeito mágico que espera, ele entra no corpo do cachorro da vizinha (por quem está apaixonado). Nem tudo será infortúnio: graças a isso descobrirá que a vizinha está apaixonada por ele.

As Coisas Engraçadas do Amor
SBT, 16h.
(Funny about Love). EUA, 1990. Direção: Leonard Nimoy. Com Gene Wilder. Médico tem todas as idéias impossíveis de como fazer um casal ter filhos. No caso, o homem é um cartunista que, em crise de meia-idade, quer resolvê-la colocando um rebento no mundo.

Jeito de Cowboy
Globo, 16h15.
(Cowboy Way). EUA, 1994, 107 min. Direção: Gregg Champion. Com Kiefer Sutherland. Dois caubóis de rodeio do Novo México viajam até Nova York a fim de ajudar um amigo cubano cuja filha acaba de chegar aos EUA.

Ruas Selvagens
Record, 22h05.
(Deuces Wild). EUA, 2002, 97 min. Direção: Scot Kalvert. Com Stephen Dorff. Os Deuces são um grupo decidido a combater o tráfico de entorpecentes. Mas os traficantes prometem guerra. Inédito.

Gatos numa Roubada
Globo, 23h30.
(Tomcats). EUA, 2001, 95 min. Direção: Gregory Poirier. Com Shannon Elizabeth. Cartunista que está em dívida com um cassino, topa proposta do dono do estabelecimento: todas as suas dívidas serão perdoadas se ele fizer com que um amigo suba ao altar no prazo de um mês.

Mera Coincidência
SBT, 23h15.
(Wag the Dog). EUA, 1998, 97 min. Direção: Barry Levinson. Com Robert de Niro. Presidente dos EUA envolve-se em escândalo sexual, e um especialista em resgate de políticos na pior é convocado. Sua idéia consiste em produzir uma guerra para abafar o escândalo. As semelhanças com os problemas em que se envolveu Bill Clinton são mera coincidência.

Brincando com a Morte
SBT, 1h15.
(Playing God). EUA, 1997, 94 min. Direção: Andy Wilson. Com David Duchovny. Médico que perdeu o direito de clinicar por conta do vício da heroína volta à ativa quando vê um homem baleado e o salva. Aí, ele é contratado para cuidar de um chefão.

Emmanuelle, Rainha da Galáxia
Bandeirantes,2h30.
(Emmanuelle: Queen of Galaxy). França, 1996, 95 min. Direção: L.L. Shapira. Com Krista Allen, Paul Michael Robinson. Rescaldo de "Emmanuelle, o Sentido do Amor", sobre as aventuras amorosas extraterrestres da heroína.

O Analista do Poderoso Chefão
Globo, 3h15.
(National Lampoon's The Don's Analyst). EUA,1997, 103 min. Direção: David Jablin. Com Joseph Bologna. Com o chefão de família mafiosa de Nova York em crise nos negócios, os asseclas decidem que ele deve ir a um psicanalista.

Os Eleitos - Onde o Futuro Começa
SBT, 3h.
(The Right Stuff). EUA, 1983, 192 min. Direção: Philip Kaufman. Com Sam Shepard. Astronautas participam de programa espacial dos EUA. Paralelamente, um aviador, transformado em herói, continua a quebrar de maneira solitária os seus recordes. Ou: o que é um herói? Ou: o que é um homem? Um belo, belíssimo filme. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Quero Oscar de melhor pipoca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.