São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

Lançamento reúne 64 charges sobre o governo Lula e a crise do "mensalão" publicadas na página 2 da Folha

Glauco ilustra crise do PT em "Política Zero"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

De seu início como chargista político -nesta Folha, em 1979- até hoje, o paranaense Glauco Vilas Boas viu seis presidentes comandarem o país. Do general João Baptista Figueiredo a Luiz Inácio Lula da Silva, todos viraram personagens de charges do criador do "Geraldão".
Mas Lula é o primeiro a merecer um livro próprio. "Política Zero", que a Devir Livraria está lançando em parceria com a Jacaranda, reúne 64 charges políticas sobre o atual governo publicadas na página 2 da Folha. A ênfase, inevitavelmente, está na crise do "mensalão" e em seus efeitos.
"O discurso ético do PT criou uma expectativa quanto à presidência do Lula, mas isso acabou nesse escândalo", diz Glauco, acrescentando que, expectativas à parte, faz pouca diferença que governante está no poder. "Nessa área que cobrimos não importa quem sobe ao poder, a charge vai ser sempre de oposição."
E se o escândalo o decepciona como cidadão, é quase um presente para o chargista político. "Toda crise gera um material farto para o cartunista, todo mundo acompanha, a população fica ligada no assunto. Quando tudo corre normal é que falta pauta", explica.
A atenção que os leitores dão ao noticiário é fundamental para o sucesso da charge. Com a idéia resumida em um ou dois quadros, muitas vezes sem qualquer texto, o significado e a ironia do desenho só podem ser apreendidos quando o assunto abordado é familiar para o leitor. Isso explica não só as legendas que acompanham cada charge do livro, mas também o fato de ele se resumir ao governo Lula.
"É difícil editar um livro de política porque o pessoal se perde, os temas ficam frios. Por isso resolvi fazer um apanhado dessa crise, porque foi algo de que toda a população participou. Além disso, eu gosto da fase do meu trabalho no governo Lula, eu faço com carinho", diz o autor.
Glauco encerra o raciocínio sobre suas motivações com uma leve provocação. "O Angeli [cartunista da Folha] e o Chico [Caruso, cartunista de "O Globo"] fizeram coletâneas com charges do FHC, e eu achei que ninguém estava com coragem de fazer a do Lula, então eu resolvi encarar."


Política Zero
Autor:
Glauco Editoras: Devir/Jacaranda Quanto: R$ 18,50 (64 págs.)



Texto Anterior: Novelas da semana
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Caos urbano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.