São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão/Gastronomia

Chef inglês vai além da "receita perfeita"

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi a cozinha, e não a TV, que deu fama ao chef britânico Heston Blumenthal -ao contrário de seus conterrâneos Nigella Lawson e Jamie Oliver.
Talvez isso explique a qualidade de "À Procura da Perfeição", série da BBC que estreia amanhã no GNT. E, em seu favor, é preciso dizer que Blumenthal faz bem mais que buscar a "receita perfeita", um dos alvos, mas não o seu fim -nem o mais interessante.
A ideia do chef do estrelado The Fat Duck é desconstruir clássicos, do ícone inglês "fish and chips" ao italianíssimo espaguete à bolonhesa, e tentar entender como nossos sentidos reagem aos ingredientes.
Em um dos episódios, Blumenthal se dedica ao estudo do "chili con carne", o tex-mex tão caro aos norte-americanos. Vai aos EUA, onde há uma competição para escolher o melhor "chili con carne", e ouve aqui e ali truques de preparo. De volta à sua cozinha, faz seu próprio blend, usando pimentas de nomes curiosos, como devil's penis (pênis do Diabo).
É extrapolando o ambiente da cozinha e a fórmula fácil das receitas, porém, que o chef se sobressai à média dos programas de gastronomia. Por que amamos pimenta? De certo porque ela provoca alguma reação no nosso cérebro... E lá vai ele escanear o cérebro alheio em busca da resposta. (JF)

À PROCURA DA PERFEIÇÃO

Quando: amanhã (dia 27), às 21h30
Onde: GNT
Classificação: não informada


Texto Anterior: Comida: Os fora-do-cardápio
Próximo Texto: Crítica: "Caçador de Pipas" vale por aquilo que filma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.