São Paulo, terça-feira, 26 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A Noiva do Dr. Boogedy
SBT, 15h45.

(Bride of Boogedy). EUA, 1987, 100 min. Direção: Oz Scott. Com Richard Masur, Mimi Kennedy. O fantasma de Boogedy assombra família que se instala em pequena cidade. Comédia da Disney dirigida para público infantil.

Os Monstros Estão de Volta
Globo, 15h45.

(Here Come the Munsters). EUA, 1995. Direção: Robert Ginty. Com Edward Herrmann, Robert Morse. Em aperto na Transilvânia, a Família Monstro decide transferir-se para os EUA, em busca dos tios Norman e Elsa, que lá vivem. Isso não será, no entanto, o fim de seus problemas.

O Templo de Shaolin
Bandeirantes, 22h.

(The Shaolin Temple). Hong Kong, 1979, 90 min. Direção: Xinyan Zhang. Com Jet Li, Chia Hui Liu. Shiu Hwu é salvo de massacre promovido pelo imperador Zheng e passa toda a infância escondido no templo dos monges de Shaolin. Lá reza-se sobretudo a cartilha das artes marciais, de que ele se torna exímio praticante, antes de tratar de acertar as contas com Zheng. Kung fu.

Esfera
SBT, 22h15.

(Sphere). EUA, 1998, 134 min. Direção: Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Sharon Stone, Samuel L. Jackson, Peter Coyote. Quatro cientistas são convocados a investigar a existência de misteriosa nave espacial descoberta no meio do mar e que, supõe-se, teria caído na Terra há coisa de três séculos. A partir de um romance de Michael Crichton, com um elenco estelar (e em geral forte), Levinson sai de sua escrita, de filmes estritamente medianos, e produz um solene "flop". E a esfera rola quadrada.

Babylon 5 - No Início
SBT, 1h05.

(Babylon 5: In the Beggining). EUA, 1997. Direção: Mike Vejar. Com Bruce Boxleitner, Mira Furlan. Primeiro de uma série de filmes para TV a propósito da série "Babylon 5", de ficção científica. Aqui, no século 23, um jovem imperador ouve história sobre batalha entre a luz e as trevas. Inédito.

Melodia Interrompida
Bandeirantes, 1h30.

(Interrupted Melody). EUA, 1955, 106 min. Direção: Curtis Bernhardt. Com Eleanor Parker, Glenn Ford, Roger Moore. Vida e obra da cantora de ópera australiana Marjorie Lawrence, que, após tornar-se famosa, é vitimada por paralisia e confinada a uma cadeira de rodas. Musical biográfico.

Intercine
Globo, 2h15.

Hoje, é exibido o escolhido entre as comédias "Um Sonho sem Limites" (1995, de Gus van Sant, com Nicole Kidman, Matt Dillon) e "Benny e Joon -0Corações em Conflito" (1993, de Jeremiah S. Chechik, com Johnny Depp, Mary Stuart Masterson).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

DeMille, a esfinge, vai às Cruzadas

Quem foi Cecil B. DeMille? Um cristão perverso, que adorava filmar orgias (e não raro carregar nas cenas de sadismo), reacionário convicto, apaixonado pelo espetáculo épico.
Tudo isso, é quase certo. Mas ele, que duas vezes tirou os judeus do Egito, parece uma esfinge, como se comprovará no atual ciclo que o Telecine Classic dedica a ele e que hoje exibe "As Cruzadas" (22h), com Ricardo Coração de Leão lutando para libertar a Terra Santa dos infiéis.
Por vezes suas imagens pesam, sucumbem à grandiosidade. Mas, de repente, algo encantador se infiltra, ganha corpo. Nos seduz, mas raramente apaixona.
DeMille talvez seja um cineasta com algo de particular, que torna seus filmes estranhamente especiais e medianos. (INÁCIO ARAUJO)

RELIGIÃO

Documentário inédito apresenta segredos do dia-a-dia no Vaticano

Integrantes da Guarda Suíça se arrumam antes do início de uma cerimônia. Um coroinha enche a garrafa com a água que mais tarde será benzida.
Estas e outras cenas fazem parte do documentário "O Vaticano Pelas Lentes da National Geographic" (NGC, 21h).
A produção ainda mostra dois grandes eventos: a ordenação de nove bispos e o juramento de fidelidade da Guarda Suíça ao papa. Mas o destaque fica mesmo com os alfaiates, soldados, jardineiros, gráficos e policiais que vivem e trabalham na "cidade sagrada" italiana.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: O Corno Urgente! Jadeu pra quem tinha que dar!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.