São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Programa questiona eficácia de vitamina

DA REPORTAGEM LOCAL

Os ingleses gastam 300 milhões de libras (R$ 1,4 bilhões) em suplementos e vitaminas todos os anos. Apresentada no documentário "A Verdade sobre as Vitaminas", a informação é sintomática do consumo dessas substâncias não apenas no Reino Unido.
Apesar de tão populares, não há consenso científico sobre sua eficiência. Esclarecer as dúvidas e os mitos que envolvem o uso das vitaminas é a proposta do programa que o canal pago GNT exibe na próxima quinta-feira.
As vitaminas têm o poder de substituir os nutrientes que existem nos alimentos? Fazem alguma diferença quando consumidas por pessoas saudáveis? Qual é a melhor forma de administrar os comprimidos?
A partir de casos reais, como o de uma mulher que toma 11 pílulas por dia, o programa tenta responder algumas dessas dúvidas.
Pontuado com entrevistas de especialistas e de consumidores saudáveis, além de experiências, vitaminas como A, E e C, são colocadas em questão.
Produção caprichada da BBC, o documentário recorre às sempre didáticas simulações gráficas das reações do organismo. Há também imagens ilustrativas, como a de uma família durante uma refeição, que exemplifica em quais alimentos se encontram determinadas vitaminas e qual a importância delas.
O programa vai além das palavras científicas e traça ainda um panorama histórico, enriquecido pelas ótimas imagens de arquivo.
Há, por exemplo, o célebre caso do cientista Linus Pauling (1901-1994). Único ganhador individual do Nobel duas vezes -química em 1954 e paz em 1962-, Pauling era defensor do consumo de altas doses de vitamina C para prevenir doenças e retardar os efeitos do envelhecimento.
Apesar do inquestionável conhecimento químico de Pauling, sua terapia de vitamina C é controversa. Segundo o programa, a substância manufaturada reage de maneira diversa à da natural.


A Verdade sobre as Vitaminas
Quando:
quinta-feira, a partir das 21h30


Texto Anterior: Escritor Ariano Suassuna é internado
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Sobras e sombras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.